Significado de Partido Democrata

Tié Lenzi
Revisão por Tié LenziLicenciada em Direito

O que é o Partido Democrata:

O Partido Democrata é um dos dois principais partidos políticos dos Estados Unidos da América e o maior oponente do Partido Republicano, o segundo maior partido político.

Os defensores de Andrew Jackson, o sétimo presidente dos Estados Unidos, fundaram o Partido Democrata em 1828, sendo o mesmo considerado o partido político mais antigo do mundo.

Fundado há 189 anos, o Partido Democrata cresceu ao longo dos anos e agora tem mais de 80 milhões de membros. Andrew Jackson foi o primeiro presidente democrata a servir os americanos, mais recentemente, o presidente Barack Obama ganhou a presidência por meio do Partido Democrata.

Atualmente, o presidente do Comitê Nacional Democrata é o político e advogado norte americano Thomas Edward Perez, conhecido por Tom Perez.

O partido tem sua capital em Washington, DC, no leste dos Estados Unidos e o seu símbolo é representado pelo desenho de um burro.

O significado do símbolo do Partido Democrata

Andrew Jackson estava concorrendo à presidência em 1828, quando foi apelidado por seus oponentes por "Jackass", que traduzido para o português significa "burro" ou "idiota", devido ao seu espírito implacável e teimoso.

Ele acreditava que o poder estava no povo e sempre falava nos discursos o seu slogan “deixe o povo governar”. Por mais que o símbolo do burro fosse um escárnio, Andrew usou o nome e o desenho como uma forte ferramenta para a sua campanha.

Em 1870 o cartunista Thomas Nast projetou a imagem do burro na revista americana Harper's Weekly e foi a partir de então que as pessoas começaram a compartilhar o símbolo umas com as outras.

Tendo uma base de apoio de mais de 80 milhões de pessoas, é seguro dizer que as pessoas não têm problemas com o símbolo do burro. Os democratas enxergam o animal como forte, digno e inteligente, e que reflete as ideologias do partido.

Por outro lado, os republicanos, cujo símbolo de partido é um elefante, abominam o símbolo dos democratas.

logopdokO logotipo do Partido Democrata, o burro, foi popularizado pelo cartunista Thomas Nast na década de 1870; embora amplamente utilizado, nunca foi oficialmente adotado pelo partido.

As características e estrutura política do Partido Democrata

O Partido Democrata é geralmente associado a políticas mais progressistas. Apoia a igualdade social e econômica, favorecendo uma maior intervenção do governo na economia, mas se opondo ao envolvimento do governo nos assuntos não-econômicos privados dos cidadãos.

O partido defende o direito civil das minorias e apoia uma rede de segurança para os indivíduos, apoiando vários programas de assistência social, como por exemplo, os cupons de alimentação.

Para financiar esses programas e outras iniciativas, os democratas geralmente endossam um imposto progressivo. Além disso, apoiam programas de proteção ambiental, controle de armas, leis de imigração menos rígidas e direitos trabalhistas.

Geralmente os democratas apoiam um governo federal forte, com poderes para regular negócios e indústria no interesse público, além de serviços sociais financiados pelo governo federal e benefícios para os pobres, desempregados, idosos e outros grupos; e a proteção dos direitos civis.

A maioria dos democratas também endossa uma forte separação de igreja e estado, e eles geralmente se opõem à regulamentação governamental da vida privada e não econômica dos cidadãos.

Em relação à política externa, os democratas tendem a preferir o internacionalismo e o multilateralismo. Ou seja, a execução da política externa através de instituições internacionais como as Nações Unidas.

No entanto, porque o partido é altamente descentralizado (como é o Partido Republicano), ele abrange uma ampla variedade de opiniões sobre certos assuntos.

Embora a maioria dos democratas favoreça a ação afirmativa e o controle de armas, por exemplo, alguns democratas moderados e conservadores se opõem a essas políticas ou lhes dão apenas apoio qualificado.

As diferenças entre os partidos democrata e republicano

A principal diferença entre os dois partidos é, na verdade, sua orientação política. O Partido Democrata é de esquerda, liberal e geralmente associado à progressividade e igualdade. O Partido Republicano, ao contrário, é de direita, tradicional e associado à igualdade e à liberdade econômica e ao ideal de “sobrevivência do mais apto”.

Dadas as suas diferentes origens e orientações políticas opostas, os dois partidos confrontam-se com uma série de questões fundamentais na vivência social, como:

Impostos

Os republicanos acreditam que tanto os ricos quanto os pobres devem pagar a mesma parcela de impostos (e possivelmente receber cortes de impostos).

Mesmo que grandes cortes de impostos levem a uma diminuição na receita arrecadada pelo governo, os republicanos acreditam que, após as reduções de impostos, os ricos e empreendedores teriam maior probabilidade de investir e criar empregos - iniciando assim um efeito de gotejamento que acabaria beneficiando a economia e toda a sociedade.

Os republicanos também se opõem ao aumento dos salários mínimos, já que esse aumento poderia prejudicar as pequenas empresas.

Já os democratas acreditam em aumentar os impostos para a classe alta e reduzir os impostos para as classes baixa e média, para permitir que o governo aumente os gastos com programas sociais para as classes mais baixas.

Porte de armas

Os republicanos se opõem às leis de controle de armas e acreditam que um cidadão deve ser capaz de obter munições sem registro. Os republicanos também apoiam fortemente o direito de autodefesa.

Já os democratas são a favor de um aumento no controle de armas, mas reconhecem que a Segunda Emenda é uma parte importante da tradição americana e que o direito de usar armas de fogo deve ser preservado.

O partido também defende a reintegração da proibição de armas de assalto e acreditam que o governo deveria fortalecer o sistema de verificação de antecedentes.

Aborto

Os republicanos, em grande parte influenciados pela religião e tradição, acreditam que o governo deveria restringir o aborto. De fato, os republicanos pensam que o feto tem o direito fundamental de viver que não pode ser tirado.

Os democratas acreditam que uma mulher deve ter o direito de tomar suas próprias decisões a respeito de sua gravidez e que o governo não tem o direito de se envolver com a gravidez de qualquer mulher.

Em vez de eliminar o aborto, os democratas querem reduzir o número de gravidez indesejada, aumentando o nível de educação sexual em todas as escolas. Uma maior conscientização também reduziria o número de casos de doenças sexualmente transmissíveis.

Casamento entre pessoas do mesmo sexo

Os republicanos não concordam com os casamentos entre pessoas do mesmo sexo e acreditam que o casamento deve ser apenas entre um homem e uma mulher. O partido também acredita que os casais homossexuais não devem ser capazes de adotar crianças.

Os democratas se opõem à discriminação do casamento com pessoas do mesmo sexo e acreditam que casais do homoafetivos devem ter os mesmos direitos que casais heterossexuais, incluindo o direito de adotar uma criança.

Veja também o significado de Partido Republicano.

Data de atualização: 22/03/2019.

Tié Lenzi
Revisão por Tié Lenzi
Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande (2009) e mestranda em Ciências Jurídico-Políticas na Universidade do Porto, Portugal.