Significado de Partido republicano

O que é o Partido republicano:

O Partido Republicano, também conhecido como Grand Old Party (GOP), é um dos dois maiores partidos políticos dos Estados Unidos, ao lado do Partido Democrata.

O Partido Republicano foi fundado em 1854 por movimentos modernistas e abolicionistas no norte dos Estados Unidos. Em pouco tempo o partido ganhou força e se tornou a principal oposição ao já existente Partido Democrata.

A origem da oposição do Partido Republicano em face do Partido Democrata remonta ao Ato de Kansas-Nebraska. O ato consistia em uma legislação elaborada por políticos democratas com o objetivo de abrir milhares de fazendas no Kansas, resultando em um imenso fluxo de movimentos favoráveis e contra a escravidão para o estado. Os debates sobre a legalidade da escravatura resultaram em uma série de confrontos conhecidos como Kansas Sangrento, que duraram de 1854 a 1861.

Desde a sua fundação em 1854, o Partido Republicano já teve 19 presidentes eleitos. O primeiro foi Abraham Lincoln, eleito em 1860 e o último foi o atual presidente Donald Trump, eleito em 2016.

Partido republicanoO elefante se tornou símbolo do Partido Republicano pelo trabalho do cartunista Thomas Nast, que em 1871 utilizou o animal em uma charge criticando os conflitos internos do partido. Atualmente o elefante é considerado símbolo de força por parte do eleitorado republicano.

Características e ideologias do Partido Republicano

De forma geral, o Partido Republicano defende o chamado conservadorismo norte-americano, um conjunto de valores políticos voltados para a tradição, livre comércio, republicanismo e liberdades individuais.

A plataforma política do partido defende:

  • a diminuição de impostos;
  • a liberdade de empreender;
  • o direito ao porte de arma;
  • o livre comércio;
  • o fortalecimento da defesa nacional.

Políticas econômicas

Os republicanos acreditam que o sucesso da economia deve ser pautado no livre comércio e no direito individual de empreender. Nesse contexto, o partido defende, em regra, o fim de programas sociais dirigidos pelo governo.

Em geral, o Partido Republicano segue o conservadorismo fiscal, defendendo a diminuição de impostos, a diminuição de gastos e dívidas do governo, privatização e ausência de regulação da economia.

Imigração

O Partido Republicano é dividido com relação a imigração ilegal. Enquanto os conservadores defendem a deportação de imigrantes ilegais, os mais populistas são a favor de medidas que possibilitem os imigrantes trabalharem e se tornarem cidadãos.

Políticas sociais

O conservadorismo social é uma das marcas do Partido Republicano. Embora existam alas libertárias no partido, a maioria dos membros defendem, de forma tradicional, valores como a família, a liberdade, etc. Nesse contexto social, destacam-se os temas:

Porte de arma: republicanos são favoráveis ao porte de arma.

Drogas: republicanos se opõem à legalização de drogas.

Aborto: baseada em questões morais e religiosas, a maioria dos membros do partido é contra o aborto.

Questões LGBT: através da ala religiosa do partido, os republicanos têm sido, historicamente, contrários às questões LGBT, incluindo casamento gay, inclusão de gays no serviço militar, etc.

Alas do Partido Republicano

Atualmente o Partido Republicano é composto por diversas alas:

Conservadores

Dividem-se em conservadores sociais e fiscais. Os primeiros defendem valores tradicionais de família e moral, por isso são contra casamento gay, aborto, liberação de drogas e etc. Os conservadores fiscais são aqueles que acreditam na regulação mínima do Estado na economia, defendendo privatizações, livre comércio e diminuição de impostos.

Direita cristã

Também chamada de direita religiosa, é composta por políticos socialmente conservadores por motivos religiosos. Assim, essa ala também é desfavorável ao aborto, eutanásia, casamento gay e etc.

A direita cristã é a ala do Partido Republicano que mais mobiliza eleitores, principalmente no sul dos Estados Unidos.

Neoconservadores

A ala de neoconservadores é composta por políticos que costumavam ser de esquerda e passaram a defender o conservadorismo norte-americano. Muitos eram membros do Partido Democrata.

Em geral, os neoconservadores são favoráveis aos interesses do país em questões internacionais, sobretudo ao estabelecimento da democracia através de ações militares.

Moderados

É a maior ala do Partido Republicano. Como o nome sugere, é composta por políticos com posicionamentos moderados e, por vezes, liberais sobre assuntos domésticos. Podem ser favoráveis a programas sociais, legalização da maconha, aborto, etc.

Libertários

Composta por defensores das liberdades individuais, são totalmente opostos aos conservadores sociais. No entanto, como defendem um Estado mínimo, se assemelham aos conservadores fiscais.

Veja também o significado de Partido Democrata.

Diferenças entre o Partido Republicano e o Partido Democrata

O Partido Republicano apresenta diversas diferenças em relação ao Partido Democrata. Entre as principais estão:

Partido Republicano

Partido Democrata

Orientação política

Conservadora e tendente à direita. Liberal e tendente à esquerda.

Cor representativa

Vermelho. Azul.
Políticas sociais Plataforma de governo voltada aos direitos individuais e à justiça. Plataforma de governo voltada aos direitos sociais e à comunidade.
Economia Favorável ao livre mercado e à diminuição de impostos para todos. Favorável ao aumento de impostos para quem ganha mais e ao aumento do salário mínimo.
Questões militares Favorável à medidas militares em outros países e ao aumento do orçamento militar. Relutante às medidas militares em outros países e ao aumento do orçamento militar.
Saúde pública Favorável a um sistema de saúde privado e desfavorável à regulação da saúde exclusiva do Estado. Favorável ao sistema de saúde público universal regulamentado pelo Estado.
Questões LGBT Desfavorável. Favorável.
Aborto Desfavorável. Favorável.
Imigração Favorável ao aumento de controle nas fronteiras e à deportação de imigrantes ilegais. Flexível em relação a imigrantes ilegais.
Legalização de armas Favorável. Desfavorável.
Símbolo Elefante. Burro.

Lista de presidentes republicanos

Ao todo o Partido Republicano já teve 19 presidentes eleitos:

  • Abraham Lincoln – de 1861 à 1865;
  • Ulysses S. Grant – de 1869 à 1877;
  • Rutherford B. Hayes – de 1877 à 1881;
  • James A. Garfield – de 03/1881 à 09/1881;
  • Chester A. Arthur – de 1881 à 1885;
  • Benjamin Harrison – de 1889 à 1893;
  • William McKinley – de 1897 à 1901;
  • Theodore Roosevelt – de 1901 à 1909;
  • William H. Taft – de 1909 à 1913;
  • Warren G. Harding – de 1921 à 1923;
  • Calvin Coolidge – de 1923 à 1929;
  • Herbert Hoover – de 1929 à 1933;
  • Dwight D. Eisenhower – de 1953 à 1961;
  • Richard Nixon – de 1969 à 1974;
  • Gerald Ford – de 1974 à 1977;
  • Ronald Reagan – de 1981 à 1989;
  • George H. W. Bush – de 1989 à 1993;
  • George W. Bush – de 2001 à 2009;
  • Donald Trump – de 2017 até os dias atuais.

Partido Republicano no Brasil

O Partido Republicano Brasileiro foi fundado em agosto de 2005 sob o nome de Partido Municipalista Renovador. Em outubro do mesmo ano o partido recebeu o nome atual.

O Partido Republicano Brasileiro tem ideais de centro-direita, declaradamente voltados à defesa, dos direitos políticos, direitos sociais, direitos humanos, do meio ambiente e das garantias trabalhistas. Defende, portanto, os preceitos republicanos brasileiros (presentes na Constituição Federal) e não se assemelha ao Partido Republicano americano.

Veja também:

Data de atualização: 06/03/2019.