Significado de Passe livre

O que é o Passe livre:

Passe livre é uma autorização dada por um órgão ou instituição para que determinado indivíduo, de acordo com algumas condições, possa ter direitos especiais em relação a sua locomoção.

Por norma, os passes livres estão relacionados com os meios de transportes públicos no Brasil, como os ônibus, metrôs, trens e etc.

O passe livre estudantil é um direito consentido por alguns estados brasileiros ao aluno da rede pública de ensino (fundamental, médio e técnico), contanto que esteja regularmente matriculado. Os estudantes do ensino privado não têm direito a essa gratuidade, a não ser que sejam bolsistas.

O Governo Federal ainda disponibiliza de um projeto chamado “Passe Livre” (lei nº 8.899/1994), que consiste na facilitação da mobilidade de pessoas carentes financeiramente e com algum tipo de deficiência entre os estados brasileiros, através da concessão de passagens gratuitas em transportes coletivos interestaduais.

Movimento Passe Livre

O Movimento do Passe Livre (MPL) é identificado como um movimento social, apartidário, autônomo e independente. Ou seja, o MPL não atua em aliança com nenhum partido político, corrente religiosa, ONG ou outra instituição privada, por exemplo.

O principal objetivo do Movimento Passe Livre, que foi oficialmente criado em 2005, é garantir um transporte público de qualidade para todos os cidadãos brasileiros e a custo zero (a chamada “Tarifa Zero”).

Com este ideal, os membros do MPL lutam e reivindicam contra os aumentos absurdos das passagens de transportes públicos em várias cidades brasileiras.

Uma das grandes queixas do Movimento do Passe Livre é o preço das passagens aumentarem sem que haja uma melhoria significativa na qualidade do transporte.

Data de atualização: 11/11/2019.