Significado de Pasteurização

O que é a Pasteurização:

A pasteurização é um processo de variação de temperatura realizado em alimentos, com o objetivo de destruir microrganismos patogênicos que possam estar na composição do produto alimentício.

O processo de pasteurização consiste em submeter o alimento à uma alta temperatura e em seguida, submetê-lo em uma baixa temperatura.

Esta variação de temperatura possibilita matar os germes e bactérias existentes nos alimentos e, posteriormente, estes alimentos são selado hermeticamente para evitar uma nova contaminação.

Um dos exemplos mais conhecidos deste processo é o leite pasteurizado, onde o leite é elevado a temperaturas seguras, proporcionando a higienização necessária para o consumo humano. Por esta razão, não é necessário ferver o leite pasteurizado na hora de consumir.

Entretanto, a pasteurização é realizada em alimentos como o queijo, sorvete, vinho, cerveja, entre outros.

Este processo foi criado pelo químico francês Louis Pasteur em 1864 e sua criação possibilitou a melhoria da qualidade de vida dos humanos, uma vez que os produtos poderiam ser transportados sem sofrer qualquer risco de contaminação ou decomposição.

Tipos de pasteurização

Existem dois tipos principais de pasteurização: UHT e HTST.

O processo UHT (ultra high temperature) consiste em aquecer o produto de consumo durante 30 minutos a uma temperatura de 63 graus e depois deixar ele ser resfriado lentamente. O produto mais conhecido por este processo de pasteurização é o leite.

Já o processo HTST (high temperature and short time) é realizado através da aplicação de altas temperaturas durante um curto período de tempo. Este processo é bastante utilizado em líquidos como cerveja e vinho.

Veja mais sobre o UHT.

Vantagens e desvantagens da pasteurização

O processo de pasteurização traz vantagens à vida humana. Ele elimina as bactérias potencialmente causadoras de algumas patologias, além de conservar os produtos por um tempo maior, facilitando um método de produção alimentar mais seguro e padronizado.

Porém, a pasteurização do leite vem sendo discutida nos últimos anos, porque este processo causa uma redução considerável nos níveis de cálcio e fósforo do leite, que pode acarretar em consequências negativas aos ossos e para o organismo em geral.

Veja também o significado de Temperatura.

Data de atualização: 11/12/2017. O significado de Pasteurização está na categoria: Geral