Significado de Patavinas

O que são Patavinas:

Patavinas é uma palavra da língua portuguesa, normalmente usada na expressão "não entendo patavinas" e significa "nada" ou "coisa alguma".

A palavra "patavinas" é usada para descrever alguém que tem dificuldade em entender alguma coisa: A professora me mandou fazer um trabalho sobre a Revolução Francesa, mas eu não entendo patavinas de História!

Origem da expressão

Muitas expressões populares usadas no Brasil tiveram origem em Portugal, e "patavinas" é uma delas. Há muitos anos, porque os portugueses não conseguiam entender o que diziam os frades italianos originários da cidade de Pádua (ou Pádova), os patavinos, eles afirmavam “não entender patavinas”, o que hoje é o equivalente a dizer: “não estou entendendo nada”.

Contudo, a História indica que há um responsável pela utilização da expressão pela primeira vez. Tito Lívio, historiador romano nascido em 64 A.C., tinha hábito de registrar as suas obras usando muitas palavras do dialeto da cidade onde nascera, e não o latim, que era bem mais comum na altura. Por esse motivo, muitos italianos não conseguiam entender o que o historiador escrevia. Tito Lívio nasceu na cidade que hoje se chama Pádua, mas naquela época era conhecida por "Patavium". Ele era, portanto, um "patavinus", e esse adjetivo acabou sendo usado para textos ou conversas difíceis de entender.

Patavinas Jazz Club

Patavinas Jazz Club é um grupo paulista que faz música instrumental, e apesar de usar a patente do jazz, mistura elementos de samba, funk, rock, valsa, blues e frevo. O grupo é constituído por 12 elementos que criam música através da flauta, clarinete, sax alto, sax tenor, trompete, cornet, flugelhorn, trombone, guitarra, baixo, teclado e bateria.

Patavina's - blog

Patavina's é um blog criado pelo carioca César Cardoso e trata assuntos como a poesia, literatura e atualidades no mundo das artes. Muitos dos posts são obras poéticas de autores nacionais e internacionais.

Data de atualização: 25/02/2019.