Significado de Patrono

O que é Patrono:

Patrono é uma personalidade que é escolhida para ser a padroeira ou padrinho de uma turma de formandos, que normalmente é homenageada durante uma cerimônia de colação de grau.

Como uma definição generalista, o patrono é algo ou alguém que defende alguma causa ou ponto de vista. No âmbito religioso, por exemplo, o patrono pode ser considerado um padroeiro, ou seja, algum santo que é conhecido por defender determinado grupo de pessoas ou situação específica.

O patrono é aquele que defende, aconselha e direciona. Nas forças armadas, os patronos são figuras heróicas que são escolhidas para defender uma unidade militar, por exemplo.

No entanto, a atribuição mais utilizada do termo patrono está relacionada com o ato de outorga do grau acadêmico. Nas cerimônias de colação de grau, como parte de uma tradição, os alunos formandos devem eleger uma personalidade de destaque no campo científico a que pertencem como "padrinho da turma".

Saiba mais sobre o significado de Colação de grau.

O título de patrono da turma é uma honra para o profissional que a recebe, pois significa que tem o seu trabalho e estudo reconhecido e admirado pela nova geração de profissionais que se formam.

Caso o homenageado da turma seja do sexo feminino, o termo correto é patronesse.

Patrono e paraninfo

Assim como o patrono da turma, o paraninfo é um título de honra atribuído à um professor ou profissional de destaque dentro da área acadêmica dos alunos formandos de um curso de ensino superior.

O paraninfo, assim como o patrono, é escolhido pela turma, sendo considerado o "padrinho" dos formandos. Por norma, além da significância científica e acadêmica que possui, o paraninfo é um indivíduo que desperte carisma e simpatia entre os membros da turma.

Saiba mais sobre o significado de Paraninfo.

Data de atualização: 18/04/2015.