Significado de Pedra Lascada

O que é Pedra Lascada:

A Idade da Pedra Lascada, também conhecida como Paleolítico, é o nome dado a primeira fase da Idade da Pedra, período este que vai de 2 milhões a 10 mil anos a.C (início do Neolítico).

Esta etapa da Pré-História, considerada a mais longa, se caracteriza pela fabricação de ferramentas, como machados, lanças, cajados, facas e outros objetos feitos basicamente de pedra, assim como ossos e madeiras.

Aliás, o início da Pedra Lascada ainda marca o surgimento dos primeiros hominídeos na Terra, que posteriormente começariam a dar origem a humanidade como é conhecida atualmente.

A vida neste período baseava-se na caça de animais (principalmente carcaças), pesca e coleta de alimentos, como frutos, folhas e raízes.

Os hominídeos desta época eram nômades, ou seja, se deslocavam constantemente de um local para outro em busca de água e alimentos, e abrigavam-se em cavernas e vãos entre as rochas.

Na fase do Paleolítico, a economia era de subsistência, ou seja, coletavam apenas para a sobrevivência do grupo. Todos os bens produzidos, como ferramentas e utensílios, eram de propriedade coletiva.

Os homens costumavam se organizar em equipes e tinham a tarefa de pescar e coletar carcaças de animais mortos. Durante grande parte do Paleolítico, os hominídeos não eram caçadores, se restringindo apenas a recolher a carne de algumas presas previamente abatidas por outros animais. Apenas com o surgimento do Homo erectus é que os homens começaram a construir armas destinadas exclusivamente a caça de animais de médio e pequeno porte. 

As mulheres, por outro lado, tinham que cuidar dos filhos, por isso não saíam para longas caminhadas como os homens. Além de garantir a alimentação das suas crias, as fêmeas também eram responsáveis pela coleta de frutas, raízes, folhas, ovos e larvas de insetos, que também faziam parte da dieta dos hominídeos deste período.

Saiba mais sobre o Homo erectus.

A comunicação entre os indivíduos era feita com a emissão de ruídos. Nesta época também começaram a produzir as pinturas rupestres, desenhos feitos nas paredes das cavernas e que eram usados para marcar o tempo, trocar experiências e transmitir mensagens e sentimentos.

Uma das grandes descobertas do período foi a produção do fogo, que era feito através de dois processos: pela fricção de duas pedras sob um maço de palha seca, e a faísca obtida incendiava a palha; ou com o uso de um graveto que era girado sob o furo de uma madeira seca e, por meio do aquecimento, gerava calor que passava para a palha, provocando o fogo.

Os hominídeos que viveram no período da Pedra Lascada foram os Australopitecos, Homo habilis, Homo erectus, Homo sapiens, Homem de Neanderthal e Homem de Cro-Magnon.

Ver também: significado do Homo sapiens.

Pedra Lascada e Pedra Polida

A fase da Pedra Polida, também conhecido como Período Neolítico, aconteceu entre 12 e 4 mil anos a.C.

Neste período, a principal característica é o surgimento das primeiras civilizações humanas, na região da Mesopotâmia, além do desenvolvimento da agricultura, e da criação e domesticação de animais.

Saiba mais sobre o significado da Pedra Polida.

O significado de Pedra Lascada está nas categorias: Geral, Ciência