Significado de Pedra Polida
O que é Pedra Polida:
Pedra Polida, também conhecido como Período Neolítico, foi a fase da pré-história que ocorreu entre 12 mil e 4 mil a.C.
O início deste período foi marcado com o fim das glaciações, uma época em que quase todo o planeta ficou coberto de gelo e terminou com o desenvolvimento da região da Mesopotâmia.
Esta fase tem o nome de Pedra Polida devido ao costume que os humanos tinham naquela época de polir as pedras que utilizavam para fabricar seus instrumentos, como machados e lanças, por exemplo.
No período Neolítico, o desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais foram momentos importantes.
O desenvolvimento da agricultura permitiu ao ser humano ter uma vida menos dependente da natureza, pois não era mais necessário coletar frutos, vegetais e raízes, eles mesmo as plantavam.
Já a domesticação dos animais, como cabras, bois, porcos, cavalos e aves permitiu ao homem um aumento significativo na quantidade de produção de alimentos.
Neste mesmo período, os indivíduos deixaram de ser nômades, e começaram e ter moradia fixa, permitindo o desenvolvimento das primeiras comunidades, como tribos, aldeias, vilas e cidades.
Com o aumento na produção de alimentos, criou-se a necessidade de armazenamento, desenvolvendo também a arte em produtos de cerâmica.
No Neolítico, houve também um significativo desenvolvimento das práticas religiosas, como rituais, culturais e artesanais.
Pedra Polida e Pedra Lascada
Antes do período que marca a Idade da Pedra Polida, existiu o chamado Período Paleolítico, também conhecido como Pedra Lascada.
A Pedra Lascada é a primeira fase da chamada Idade da Pedra, compreendendo um espaço de tempo que vai dos 2 milhões até os 10 mil anos a.C.
Saiba mais sobre o significado da Pedra Lascada.
Data de atualização: 15/01/2016.