Significado de Pedras

O que são Pedras:

Pedra é a palavra que de forma popular se refere a pedaços soltos de rochas. É um corpo duro e sólido e muito utilizado em construções.

No corpo humano, em muitas ocasiões ocorre a formação de cálculos em determinados órgãos do corpo, como rins, bexiga, etc. Esses cálculos são popularmente conhecidos como "pedras", e por isso a expressão "pedra nos rins" é bastante comum.

O ramo da geologia responsável pelo estudo das rochas é conhecido como petrologia.

Pedras preciosas

Pedras preciosas são minerais raros e belos, que têm elevado valor comercial. As pedras preciosas costumam ser transformadas através da lapidação e polimento, para utilização no ramo da joalheria e para fins decorativos. Algumas das pedras preciosas mais conhecidas são: diamantes, esmeraldas, rubis e safiras.

Formação

Para entender como surge uma pedra é necessário conhecer a sua formação.

O processo se inicia quando o magma, oriundo do interior quente do planeta, é expelido para superfície da terra. Quando este líquido denso entra em contacto com superfície acontece um choque térmico devido a grande diferença de temperatura, causando o resfriamento da lava tornando-se assim em rochas, entretanto só é considerado rocha aquelas que possuem tamanho suficiente para tal. A partir desse momento e com o passar do tempo, a natureza fica encarregada do processo de erosão responsável por fragmentar partes da rocha surgindo assim as pedras.

O termo "pedra" é utilizado em vários tipos de minerais, e não só, que possuem características semelhantes ao da pedra comum, mais propriamente dito os fragmentos de corpo sólido e duro, por exemplo: pedras preciosas, pedras de sal, pedras de cristal etc.

Data de atualização: 12/08/2013.