Significado de Pelego

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
Criado e revisado pelos nossos especialistas

O que é Pelego:

Pelego é um termo usado no Brasil para se referir a pele do cordeiro que fica com a lã, quando esta é retirada do animal. Esta palavra se originou a partir do espanhol pellejo, que significa "pele".

Como uma gíria, pelego também significa o mesmo que capacho, ou seja, uma pessoa que é dominada por outra, sendo persuadida a fazer determinada coisa sem a sua vontade.

Mas, a interpretação mais conhecida desta palavra, a partir do seu sentido figurado, teve início na década de 1930, com o surgimento da Lei da Sindicalização. Naquela época, os pelegos ficaram conhecidos como os líderes sindicais que eram de confiança do governo e que serviam como um elo de ligação entre as entidades e o Estado.

Anos depois, durante a Ditadura Militar, o conceito de pelego ganhou uma nova interpretação. Desta vez, estes eram aqueles membros e líderes dos sindicatos que atuavam em prol do governo e não dos direitos dos trabalhistas. Assim, pelego passou a ser visto como um traidor, um covarde e oportunista.

Saiba mais sobre a Ditadura Militar.

O sentido figurado pejorativo atribuído a palavra pelego tem origem a partir do significado original deste termo.

Normalmente, o pelego (pele de cordeiro) é usado nos arreios dos cavalos para que o cavaleiro se sinta mais confortável ao montar, e o animal mais tranquilo ao ser montado. Atualmente, no entanto, já existem pelegos sintéticos que substituem o produzido a partir de animais.

Assim como servia para "amenizar" o contato entre o cavaleiro e o cavalo, originalmente, o pelego sindical agia como intercessor entre o Governo e o sindicato.

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar