Significado de Penumbra

O que é Penumbra:

Penumbra é um substantivo que significa quase escuridão. Pode ser definida como um ponto de transição que existe entre a luz e a escuridão e por esse motivo tem o sentido de quase escuro.

A penumbra acontece entre a luz e a escuridão, quando existe um bloqueio parcial entre a fonte de luz e o objeto iluminado. Uma expressão popular para se referir à penumbra é meia luz. 

A palavra tem origem nos termos do latim paenes (quase) e umbra (sombra total). 

Podem ser sinônimos de penumbra: névoa, meia luz, crepúsculo, sombrio e bruma. Podem ser antônimos: escuridão, treva, obscurecido.

Relações e diferenças entre sombra e penumbra

Há uma relação entre as palavras penumbra e sombra. Na Astronomia a penumbra é definida como uma área de sombra que existe entre os espaços iluminados e os espaços completamente escuros durante o acontecimento de um eclipse.

Entretanto, de acordo com a Física, existem diferenças entre sombra e penumbra.

A sombra é uma região que não é alcançada pela luz, quando existe um obstáculo opaco em frente a uma fonte de raios de luz. Já a penumbra é uma área ao redor da sombra, onde existem alguns pontos iluminados. É a área quase escura que fica entre a luz e a sombra. 

Veja os significados de Eclipse e Eclipse Solar.

Diferença entre Penumbra e Umbra

Ainda de acordo com a Física, para que exista a penumbra é preciso que a fonte de luz seja extensa, como é o caso da luz solar. Se não for extensa, como uma iluminação artificial, a fonte de luz é chamada de puntiforme e a área sombreada é chamada de umbra.

penumbra e umbra

A palavra penumbra também aparece na Medicina. A penumbra isquêmica é uma área que envolve a região cerebral onde ocorre um acidente vascular cerebral isquêmico (AVC).

Veja mais sobre o significado de AVC.

O significado de Penumbra está nas categorias: Geral, Ciência