Significado de Perene

O que é Perene:

Perene é um adjetivo de dois gêneros que significa eterno, incessante, permanente, contínuo.

Com origem no termo em latim perennis, que significava alguma coisa que dura todo o ano, esta palavra também serve para descrever algo que é constante, dura muitos anos ou para sempre. Ex: Ninguém poderá nos separar porque o nosso amor é perene.

Segundo a hidrologia, a palavra perene designa fontes das quais nasce água durante todo o ano. Também pode classificar um rio, sendo que um rio perene é um rio que mantém um caudal mais ou menos estável durante todo o ano. Mesmo quando ocorre a estiagem (período de débito mínimo de um fluxo de água), um rio perene não seca. A maioria dos rios existentes no mundo é perene.

Planta perene

No âmbito da botânica, a vegetação perene é aquela que mantém pelo menos parte da sua estrutura aérea todos os anos, e dá fruto nas estações propícias.

Em uma planta perene, as folhas não caem e podem florescer todos os anos ou de dois em dois anos.

Uma cultura também pode ser anual (por exemplo: milho, arroz e trigo), e é preciso cultivar outra planta depois da colheita. As culturas conhecidas como semi-perenes podem produzir durante cerca de cinco anos (como a cana de açúcar). As culturas perenes têm uma longevidade muito maior, que pode atingir mais de 40 anos, como no caso do café.

Data de atualização: 07/02/2014.