Significado de Pêsames

O que são Pêsames:

Pêsames é um substantivo masculino plural que expressa um sentimento de pesar, dor e compaixão em relação à morte de uma pessoa.

A expressão "meus pêsames", é muitas vezes dita em funerais para as pessoas mais próximas da pessoa falecida. A frase "os meus pêsames pela sua perda" pode ser substituída pelas frases "lamento muito a sua perda" ou "sinto muito a sua perda".

Expressar os pêsames a alguém é uma manifestação de pesar e de compaixão, servindo para demonstrar que está solidário com a dor sentida pela perda de uma pessoa querida.

Um sinônimo de pêsames é condolências, sendo que esta palavra pode revelar não só a dor pela morte de uma pessoa, mas também por causa de uma situação adversa na vida de um indivíduo.

Muitas pessoas não concordam com a utilização desta expressão, dizendo que ela em nada ajuda a pessoa que perdeu alguém. Algumas pessoas acreditam que o melhor é demonstrar carinho através de um abraço.

Em inglês, a palavra pêsames é traduzida como condolences. Exemplo: My condolences for your loss - Os meus pêsames pela sua perda.

Atualmente existem vários sites com mensagens específicas de pêsames.

O significado de Pêsames está na categoria: Geral