Significado de Peso Neto

O que é Peso Neto:

Peso neto significa o peso exclusivo de determinado produto, excluindo o peso da embalagem ou de outro material que não seja o do produto em si.

Por norma, o peso neto é informado em quilogramas (Kg), e costuma ser indicado na embalagem da maioria dos produtos, indicando o seu peso exato.

Peso neto tem origem a partir do inglês “netweight”, que é a mesma coisa que peso líquido, ou seja, é o peso de um produto sem contar a embalagem e qualquer outra coisa que esteja incluída no pacote.

Todas as embalagens de produtos devem apresentar o valor do peso neto (ou líquido) e o peso bruto, que é a soma do peso do produto e da embalagem que o envolve.

Peso neto, Peso líquido e Peso Bruto

Como dito, peso neto e peso líquido são a mesma coisa, pois representam o peso exclusivo de determinado produto.

Já o peso bruto significa a soma do peso do produto e o peso da embalagem (caixa, lata, plástico ou outro material que esteja envolto no produto). Neste caso, o peso bruto representa o peso total do objeto.

De acordo com a Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), todos os produtos devem informar em suas embalagens o peso neto (líquido) e o peso bruto.

Data de atualização: 30/08/2016.