Significado de Pixuleco

O que é Pixuleco:

Pixuleco é uma gíria na língua portuguesa, utilizada como sinônimo de “propina”, “dinheiro sujo” ou mesmo “dinheiro roubado”.

Este termo ganhou destaque nacional após ser utilizado pelo ex-tesoureiro do PT (Partido dos Trabalhadores) João Vaccari Neto, quando se referiu às propinas que eram arrecadadas das empresas pela Petrobras.

Estas declarações foram feitas durante as investigações da Operação Lava Jato, a maior investigação de corrupção da história do Brasil pela Polícia Federal.

A partir deste episódio, a Polícia Federal batizou a 17ª fase da Operação Lava Jato de “Operação Pixuleco”.

O termo “pixuleco” não está no dicionário da língua portuguesa, mas uma palavra similar (com o mesmo contexto) já foi utilizada na literatura nacional pelo escritor paulista João Antônio (1937 – 1996), em seu conto “Paulinho da Perna Torta”.

No entanto, na história de João Antônio, o termo “pixulé” é utilizado como um sinônimo de “dinheiro pequeno”.

Em manifestações e protestos contra o governo do Partido dos Trabalhadores, “Pixuleco” foi adotado como nome de um boneco inflável que representa o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com uma roupa de presidiário.

Este boneco é uma crítica ao governo PT e ao ex-presidente que, de acordo com os seus opositores, seria um dos principais envolvidos no escândalo de corrupção da Petrobras.

Ver também o significado de corrupção e Petrolão.

Data de atualização: 31/08/2015.