Significado de Plâncton

O que é Plâncton:

Plâncton é o nome dado ao conjunto de minúsculos organismos que vivem espalhados pela água doce ou marinha, integrando o ecossistema aquático. Os plânctons podem pertencer tanto ao reino animal como o vegetal (fotossintetizantes).

plancton

Estes seres não apresentam capacidades de locomoção, por este motivo o seu transporte é feito predominantemente através das correntezas das água, por exemplo.

Esses minúsculos seres vivos possuem um importante papel na cadeia alimentar, uma vez que são fonte de alimento para vários peixes e demais animais aquáticos.

Etimologicamente, a palavra plâncton se originou a partir do grego plagktós, que pode ser traduzido como "errante" ou "instável".

Fitoplâncton e Zooplâncton

Os grupos de plânctons constituídos por algas planctônicas e cianobactérias são chamados de fitoplânctons, e, como outras plantas, produzem a fotossíntese.

O fitoplâncton ainda tem outro importante papel para a manutenção da vida na Terra: a produção de oxigênio. Grande parte deste gás, essencial para os seres vivos, é produzido pelos plânctons que vivem nos oceanos, rios e lagos, por exemplo.

Já os pequenos animais, como crustáceos minúsculos e larvas de insetos, por exemplo, estão classificados como zooplânctons.

Os zooplânctons ainda são classificados de acordo com o tempo em que vivem como plânctons. Por exemplo, os seres que vivem sempre nessa condição são chamados de holoplâncton ou zooplâncton permanente. Já os que passam apenas uma fase como plâncton (larvas de insetos, por exemplo), são conhecidos como meroplâncton ou zooplâncton temporário.

Data de atualização: 15/09/2017.