Significado de Plasma

O que é Plasma:

Plasma é considerado o quarto estado da matéria, de acordo com a Física. Este é obtido a partir do superaquecimento dos gases, fazendo com que as suas moléculas se rompam, produzindo íons e elétrons neutros entre si.

Mesmo não sendo tão comum na Terra, o plasma está presente em abundância por todo o Universo, podendo ser observado de forma densa principalmente nas estrelas, como o Sol, e em outros materiais intergaláticos.

Outra particularidade do plasma é a sua grande sensibilidade aos campos eletromagnéticos, fazendo assim com que a sua forma possa ser moldada de acordo com a influência do magnetismo. 

No cotidiano, o uso do plasma é comum em escalas microscópicas para o desenvolvimento de algumas tecnologias, como as lâmpadas plasmáticas e as televisões de plasma, por exemplo.

Plasma Sanguíneo

Consiste num líquido amarelado que compõe aproximadamente 55% do sangue, juntamente com os glóbulos vermelhos (hemácias), os glóbulos brancos (leucócitos) e as plaquetas. 

A principal função do plasma sanguíneo, pelo fato de ser líquido, é facilitar o transporte de todas as substâncias presentes no sangue para o corpo.

Outras funções essenciais para o funcionamento do organismo e que são realizadas pelo plasma sanguíneo são: transporte do gás carbônico, que é levado aos pulmões onde é liberado na expiração; transporte de nutrientes para todas as células do corpo; ajuda na defesa do organismo e na coagulação do sangue.

Plasma e Soro

Como dito, o plasma é a parte líquida do sangue, composta por diversas substâncias, entre elas elementos coagulantes (fibrinogênio).

O soro é obtido a partir do plasma, quando são retirados deste os elementos coagulantes. Ou seja, quando o plasma não tem o fibriogênio, este passa a ser soro.

O significado de Plasma está na categoria: Ciência