Significado de Plateia

O que é Plateia:

A plateia consiste na parte do pavimento de um local onde se realizam eventos e espetáculos artísticos na qual as pessoas podem se sentar para aguardar e assistir o evento.

De acordo com o novo acordo ortográfico, a forma correta da escrita da palavra plateia é sem o acento agudo. O termo "platéia", (com o acento) é considerada errada desde 2009, quando o novo acordo passou a vigorar.

Normalmente, as plateias são compostas por diversas filas com poltronas posicionadas entre o palco e os camarotes. Em determinados eventos, as poltronas podem ser reservadas especificamente.

As plateias fazem parte da estrutura física de lugares como teatros, cinemas, auditórios e até programas de televisão.

Estes locais são ambientes onde se realizam apresentações, em que um determinado grupo de pessoas se encaminham para assistir. Este grupo de pessoas são chamados de espectadores.

Entretanto, a plateia também pode se referir a um grupo ou conjunto de pessoas que ocupam estes espaços. Este grupo de espectadores também pode ser chamado de público.

Em termos gerais, é a plateia que mede o sucesso de uma apresentação. Se ela estiver com todos os lugares ocupados ou se o público manifestar alguma reação, seja ela positiva ou negativa, em relação a apresentação, é possível saber se aquela apresentação foi boa ou não.

Exemplo: “A apresentação dos meninos foi um sucesso. A plateia estava eufórica”.

O termo pode ser substituído por sinônimos como: sala, casa, assistência, audiência, auditório, público e espectadores.

Veja mais sobre o Teatro e Arte.

O significado de Plateia está na categoria: Geral