Significado de Pleno

O que é ser Pleno:

Pleno é um adjetivo que é atribuído a algo ou a alguém que se apresenta completo, preenchido, repleto.

Nas construções textuais, o termo pleno pode ser substituído por sinônimos como completo, absoluto, perfeito, inteiro, entre outros.

O termo também é utilizado para caracterizar a sessão, assembleia ou tribunal no qual todos os membros comparecem. Neste caso, dizemos que esta é uma sessão plena.

O termo pleno também pode ser utilizado no feminino, para atribuir a característica de se ter uma vida plena. Uma pessoa plena, por exemplo, é aquela que consegue ter uma vida completa, preenchida, no sentido de saber aproveitá-la sem receios de exposições, formando relações reais com as outras pessoas.

Na área do mercado de trabalho, o termo pleno está relacionado com a denominação de cargos de trabalho, que variam de hierarquia conforme a complexidade de tarefas e o nível de maturidade do profissional. Os cargos se dividem em júnior, pleno e sênior.

O cargo pleno então possui uma complexidade maior de tarefas e maior capacidade para tomar decisões que o cargo júnior, por exemplo, mas ainda não possui a devida maturidade profissional e emocional e nem a capacidade de liderança que o cargo sênior possui.

É importante ressaltar que estas definições não são regras em todas as empresas e que estas nomenclaturas podem envolver um conjunto maior de atividades específicas.

Quanto à etimologia da palavra pleno, sua origem vem do latim plenus, que significa “cheio” e também está relacionada com a plenitude, ação de estar satisfeito com o seu estado de espírito e feliz consigo mesmo.

Veja mais sobre o significado de plenitude.

Data de atualização: 09/08/2017.