Significado de Plutocracia

O que é a Plutocracia:

Plutocracia representa uma forma de governo onde o poder está centralizado nas mãos dos indivíduos mais ricos. Em suma, consiste na interferência direta ou indireta de uma elite econômica no exercício do poder numa sociedade.

A plutocracia se firma quando os políticos eleitos passam a priorizar os interesses dos grupos que os apoiaram financeiramente durante a candidatura. Assim, os "financiadores" capitalistas acabam por exercer um grande controle sobre as ações e decisões desses representantes políticos.

Esta forma de governo não está institucionalizada, ou seja, não é oficial. Trata-se de um conceito que é observado em alguns sistemas políticos, principalmente através do financiamento das campanhas eleitorais. Isto faz com que surja o chamado "clientelismo político", onde o representante eleito passa a "dever favores" aos seus "patrocinadores".

Vale ressaltar que esses tipos de financiamentos de partidos políticos no processo eleitoral são feitos de forma irregular. No Brasil esta é uma prática visivelmente rotineira.

Como consequência da plutocracia há uma grande e crescente desigualdade social, devido ao fato de serem priorizadas apenas as necessidades dos grupos mais ricos. Desta forma, os mais pobres passam a ser "ignorados" pelo governo, fazendo com que a fenda que divide socialmente a população aumente.

Etimologicamente, a palavra plutocracia se originou a partir do grego ploutokratía, que pode ser traduzido como "dominação dos ricos" ou "poder dos ricos".

Plutocracia, democracia e aristocracia

Diferente da plutocracia, que não representa uma forma de governo oficial, a democracia consiste no regime político em que a soberania é concedia ao povo. Este, por sua vez, através de um processo eleitoral, escolhe os representantes políticos que devem defender os interesses gerais do povo.

A plutocracia, por outro lado, se caracteriza pelo poder concedido aos ricos, ou seja, o governo é tacitamente liderado pelos grupos financeiramente mais abastados.

Já a aristocracia é o mesmo que nobreza, considerada uma classe superior em um modelo de governo monárquico, por exemplo.

Saiba mais sobre a Democracia e a Aristocracia.

Data de atualização: 14/09/2017.