Significado de Pneumático

O que é Pneumático:

Pneumático é aquilo que é relativo ao ar ou às máquinas com funcionamento por ar comprimido. Também diz respeito ao funcionamento do pulmão.

A pneumática é a ciência que estuda o sistemas mecânicos de compressão de ar.

Vem do termo em latim pneuma, que significa sopro de ar. Originou diversas palavras em português relacionadas à função respiratória, como pneumonia e pneumatologia.

O osso pneumático é assim chamado por ter cavidades que permitem a passagem de ar, como os ossos frontais e os ossos temporais nos seres humanos. Nas aves, os ossos pneumáticos estão relacionados à atividade do voo.

No livro Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, o autor usa a palavra "pneumática" como um adjetivo para mulheres de corpo curvilíneo.

Sistema Pneumático

O sistema pneumático funciona por meio da compressão gases, que convertem em energia mecânica, movimentando pistões e eixos.

As máquinas pneumáticas fazem parte da produção industrial e inclusive de sistemas de transporte, como um freio pneumático de caminhão.

Também são ferramentas médicas, como no caso do garrote pneumático, equipamento cirúrgico para bloquear a circulação sanguínea.

Ferramentas pneumáticas, como o pregador pneumático ou a parafusadeira pneumática, são fundamentais para a automação industrial, executando trabalhos de movimento repetitivo na linha de montagem.

O músculo pneumático também é um dispositivo industrial, e seu funcionamento é baseado na anatomia humana. Ele expande ou contrai, dependendo da pressurização, e é utilizado para compor sistemas mecânicos complexos.

Hidráulica e Pneumática

Os sistemas hidráulico e pneumático funcionam de forma semelhante. Enquanto a pneumática cria sistemas mecânicos baseados no ar comprimido, a hidráulica gera energia através da passagem de fluídos, sendo o mais comum a água.

A diferença no funcionamento da hidráulica e da pneumática também se dá no reaproveitamento dos materiais. O ar utilizado pelas máquinas pneumáticas é expulso após cumprir sua função, sem ser utilizado novamente. Já nas máquinas hidráulicas, os líquidos descartados podem retornar ao sistema mecânico.

Pneu e Pneumático

As palavras pneu e pneumático são sinônimos. O termo pneu é uma redução de pneumático, e ambas podem ser utilizadas com o mesmo sentido.

No fim do século XIX, a empresa francesa Michelin registrou a palavra pneumatique para designar o aro que envolve a roda do veículo, como hoje conhecemos o pneu, criando então o termo que passou a ser incorporado em outras línguas, com pequenas mudanças.

Data de atualização: 30/09/2016.