Significado de Poder Aéreo

O que é o Poder Aéreo:

Poder aéreo é o uso do espaço aéreo para diferentes finalidades. Em termos práticos, é a utilização do espaço aéreo como reflexo do poder de um país, seja para ações políticas, militares, econômicas ou de defesa da soberania.

A expressão também se refere às aeronaves militares que integram a Força Aérea de um país.

O ambiente espacial também faz parte do poder aéreo. Nem sempre foi assim, mas hoje em dia isso ocorre, pelo grande desenvolvimento tecnológico que existe na área.

Fazem parte do poder aéreo: aeronaves, órgãos e pessoal qualificado, tecnologias de controle e manutenção, indústria aeronáutica e estabelecimentos de ensino e pesquisa na área.

O uso do poder aéreo na proteção de um país: defesa aérea

Muitos países fazem altos investimentos em seu poder aéreo com o objetivo de defender a soberania e proteger-se de eventuais ataques. Alguns exemplos são: Estados Unidos, Rússia, Brasil, Colômbia, Chile e Venezuela.

O poder aéreo pode ser utilizado, por exemplo, quando ocorrem conflitos militares ou guerras e seu uso em operações desse tipo começa a acontecer durante a Primeira Guerra Mundial.

O poder aéreo no Brasil

No Brasil, o poder aéreo só surge a partir dos anos 1970, logo após a criação de um sistema responsável pela defesa aérea nacional.

Entre os países que fazem parte da América Latina, o Brasil é estimado como de maior poder aéreo. Em 2018, o país contava com aproximadamente 700 aeronaves de guerra.

A Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira (FAB) foi criada em 1941, na ocasião da criação do Ministério da Aeronáutica e do Departamento de Aeronáutica Civil.

A FAB foi criada, de acordo com a Constituição Federal, para defender a pátria e os valores constitucionais. O órgão deve ajudar em estratégias de desenvolvimento do país e em sua defesa, sempre que for necessário.

Além disso, a FAB tem uma vasta área de atuação em outras operações, como:

  • cuidar da defesa do espaço aéreo brasileiro,
  • participar e organizar missões humanitárias e de salvamento,
  • desenvolvimento de ciência e tecnologia na aeronáutica,
  • fazer o controle do tráfego aéreo.

Poder naval e poder terrestre

Além do poder aéreo, existem também os poderes naval e terrestre. O poder terrestre é o conjunto de ações militares executadas por via terrestre, através dos exércitos, como é o caso do Exército Brasileiro.

Já o poder naval é o uso do poder militar pela via marítima, efetuado por militares nas bases e nas embarcações. A Marinha do Brasil é o órgão responsável pela organização e execução das operações navais no país.

Os três poderes fazem parte das Forças Armadas de um país. No Brasil são: Aeronáutica, Exército e Marinha.

Veja também os significados de aeronave e aeroespacial.

Data de atualização: 23/10/2019.