Significado de Pódio

O que é Pódio:

Pódio é uma plataforma de diferentes níveis, onde normalmente são colocados os primeiros colocados em uma determinada prova ou competição.

O pódio de três níveis costuma ser o mais usual, sendo que a base mais baixa é destinada para o terceiro colocado, a mediana para o segundo lugar e o grande campeão tem o espaço mais elevado do pódio.

Nas competições esportivas, o uso do pódio é bastante comum em esportes individuais, como natação, corridas, artes marciais e etc.

Nas premiações de grandes eventos esportivos, como as Olimpíadas e a Copa do Mundo de Futebol, por exemplo, o ritual da entrega das medalhas de bronze, prata e ouro costuma ser realizado com os vencedores sob o pódio, enquanto ouvem o hino nacional de seus respectivos países.

Em inglês, a palavra pódio é traduzido como podium, grafia que também costuma ser aplicada em algumas situações na língua portuguesa, mesmo não sendo considerada a forma correta da escrita.

Os pódios fazem parte da arquitetura dos antigos templos romanos, considerados como os alicerces elevados que sustentavam as construções.

Também davam nome aos muros que circundavam as arenas dos anfiteatros, formando um estrado onde ficavam os lugares de destaque e honra.

Ver também o significado de Jogos competitivos.

Publicado em