Significado da Polifonia

O que é a Polifonia:

Polifonia é a multiplicidade de diferentes sons reproduzidos em harmonia ritmo.

Os sons polifônicos são o oposto dos monofônicos, que são caracterizados por reproduzirem apenas uma voz ou instrumento sonoro.

Como uma técnica musical, a polifonia se desenvolveu principalmente durante a chamada “Idade Média tardia” e Renascimento, quando a música erudita passou a ser composta pela alternância entre diferentes vozes sobre uma base ritmada.

Ver também: o significado da Música clássica.

Etimologicamente, a palavra “polifonia” se originou a partir do grego poluphonias, que pode ser traduzido como “som de muitos instrumentos ou vozes”.

Polifonia textual

Nos estudos linguísticos do filósofo russo Mikhail Bakhtin, a polifonia consiste na diversidade de diferentes falas e conceitos presentes em uma mesma obra literária, principalmente quando há a presença de vozes com discursos divergentes ou controversos.

Polifonia e Intertextualidade

A partir do conceito de polifonia textual desenvolvida por Bakhtin, esta está intrinsecamente relacionada com a intertextualidade, pois há a referência à diferentes diálogos externos (de outras obras) inseridos em determinado texto, por exemplo.

Ver também: o significado da Diafonia.

Data de atualização: 17/09/2016.