Significado de Poliglota

O que é Poliglota:

Poliglota é o termo atribuído aos indivíduos que conseguem dominar quatro ou mais idiomas.

Etimologicamente, a palavra poliglota se originou a partir do grego polúglōttos, e possui uma tradução semelhante a “o que fala muitas línguas”.

As pessoas que conseguem falar e escrever em duas línguas diferentes são conhecidas por bilíngues, enquanto que aqueles que dominam até três idiomas são chamados de trilíngues ou triglota.

Os poliglotas englobam os indivíduos com a capacidade de falar mais do que quatro línguas. Também pode ser dito que algo é poliglota quando está escrito em diversas línguas, caracterizando-se como um texto poliglótico.

De acordo com pesquisadores da mente humana, a facilidade de aprender muitos idiomas é um fator genético, sendo que os primeiros anos de vida do ser humano são os ideais para este aprendizado.

Outros estudiosos ainda alegam que o limite entre os poliglotas e os hiperpoliglotas é de seis idiomas, ou seja, as pessoas que conseguem falar mais do que seis línguas são classificadas como hiperpoliglotas.

Existem notórios e surpreendentes poliglotas no planeta. Um dos casos mais populares foi o do padre italiano Giuseppe Mezzofanti, que viveu no século XVIII, e ficou famoso por falar aproximadamente 72 idiomas e ler mais de 110 línguas diferentes.

De acordo com a história, o que motivava Mezzofanti a aprender línguas novas era a sua vontade de viajar o mundo e ouvir confissões das pessoas em seus idiomas nativos. 

Ver também o significado de aprendizagem

O significado de Poliglota está na categoria: Geral