Significado de Poltergeist

O que é Poltergeist:

Poltergeist é considerado um fenômeno sobrenatural, caracterizado por manifestações físicas praticadas por supostos espíritos e fantasmas.

Etimologicamente, poltergeist é um termo de origem alemã, formado a partir da junção das palavras polter, que significa “barulho”, “bagunça” ou “desordem”; e geist, que quer dizer “espírito” ou “fantasma”.

O fenômeno do poltergeis é estudado pela parapsicologia, uma pseudociência que investiga as histórias e fenômenos paranormais ou psíquicos.

As características de uma manifestação de poltergeist envolvem movimentos de objetos inanimados, desaparecimento e aparecimento de objetos, luzes que piscam, sons indetectáveis, entre outras atividades de contato físico que seja inexplicável pela ciência.

Antigamente, acreditava-se que o poltergeist se tratava de bruxaria ou manifestações demoníacas, no entanto, essas ideias caíram em desuso no século XIX, passando a ser associado ao estado de perturbação de supostas almas desencarnadas.

Atualmente, para parte dos parapsicólogos, o poltergeist ou Psicocinesia Recorrente Espontânea, como também é conhecida, é um fenômeno despertado e motivado por pessoas vivas, dotadas de possíveis poderes psíquicos. Essas pessoas, normalmente, apresentam traumas emocionais e desconhecem a sua condição psicogenética. A telecinese - capacidade de mover objetos com a força do pensamento - seria uma das capacidades psíquicas que esses indivíduos teriam.

Os casos de poltergeist em todo o mundo ganharam notoriedade no começo da década de 1980, com o lançamento da série de filmes “Poltergeist – O Fenômeno”, escrito e produzido por Steven Spielberg e dirigido por Tobe Hooper.

Poltergeist e Assombração

Segundo a parapsicologia, existe uma grande diferença entre o fenômeno do poltergeist e as assombrações, mesmo aparentando ter muitas coisas em comum.

A grande diferença entre o poltergeist e uma assombração é o seu epicentro. No primeiro caso, considera-se como “motivador” do fenômeno uma pessoa, normalmente um adolescente e do sexo feminino, de acordo com os estudos de parapsicólogos.

Já as assombrações são geralmente associadas com locais e podem persistir por anos ou séculos.

Data de atualização: 21/05/2015.