Significado de Populismo

O que é Populismo:

Populismo é o conceito que caracteriza o modo como um governante governa, usando estratégias e recursos que têm como objetivo angariar o apoio e confiança popular, principalmente das classes mais desfavorecidas. 

Durante a campanha eleitoral, por norma, o líder populista conquista a confiança das massas (classes média e baixa), baseando-se num discurso simples, carismático, direto e pessoal, dispensando intermediações por parte de partidos políticos. 

Outra característica marcante no discurso do líder populista é a ideia de que este é capaz de resolver todos os problemas do país, deslegitimando o restante das instituições democráticas e partidos políticos, tomando, para isso, medidas autoritárias. Estas, por sua vez, acabam por ser legitimadas pelo povo que nem sequer percebe que está a ser dominado.

Historicamente, a política populista esteve presente principalmente na América Latina, atingindo o auge entre as décadas de 1930 e 1970. Esta forma de governo costuma ser comum em países com grandes diferenças sociais, que apresentam um elevado nível de miséria e pobreza.

Apesar de "defender" os interesses das classes trabalhadoras e mais pobres, o populismo não está relacionado exclusivamente com correntes político-ideológicas de esquerda. Na realidade, muitos dos líderes populistas possuem ideologias políticas de direita. O presidente Jânio Quadros é um dos maiores representantes do populismo de direita no Brasil.

Entre algumas das nações latino-americanas onde a política populista esteve presente, destaque para: Argentina (Juan Perón); Equador (José Maria Velasco); Colômbia (Gustavo Rojas Pinilla); e Bolívia (Victor Paz Estenssoro).

Nos Estados Unidos, em 2016, a campanha eleitoral do candidato a presidência Donald Trump foi considerada populista, principalmente devido ao tom do discurso político de "nós" (Trump aliado ao povo) e "eles" (o restante dos partidos políticos, tidos todos como corruptos).

Na literatura, o populismo representa uma corrente estética, onde o autor busca explorar temas ligados ao cotidiano do povo mais simples e humilde, sendo esta narrativa retratada de modo carismático.

Populismo no Brasil

Um dos principais exemplos da política populista no Brasil foi o governo do ex-presidente Getúlio Vargas (1930 - 1945 e 1951 - 1954), conhecido popularmente como o "pai dos pobres".

O populismo de Vargas se baseou num discurso inflamado e carismático que colocava a necessidade da aprovação de leis trabalhistas em destaque, atitude esta que despertou o afeto de grande parte das massas.

No Brasil, outros políticos populistas famosos são: Anthony Garotinho, Leonel Brizola, Luiz Inácio Lula da Silva e Paulo Maluf.

Características do Populismo

  • Presença de líder carismático e midiático;
  • Necessidade de conquistar a confiança das grandes massas;
  • Diálogo simples, direto e popular entre o governante e o povo;
  • Uso de uma propaganda oficial massiva (rádios, jornais, revistas, emissoras de televisão, redes sociais e etc);
  • Ataques e deslegitimação aos demais partidos políticos e correntes ideológicas político-partidárias.

Data de atualização: 15/03/2017. O significado de Populismo está na categoria: Geral