Significado de Preciso

O que é Preciso:

Preciso é aquilo que é necessário e o que tem exatidão.

Quando utilizado como flexão do verbo precisar, quer dizer daquilo que é indispensável. Quando alguém diz "eu preciso", seja de alguém ou de alguma coisa, significa que não pode dispensar para seguir. "É preciso fazer isto" representa que a situação é necessária e urgente, que é importante parar para fazer o que foi pedido.

"Eu preciso de ti" ou "eu preciso de amor" são igualmente expressões de sentimento e um pedido, uma necessidade emocional da pessoa.

"Eu preciso dizer que te amo" é o título e um trecho de uma música de Cazuza, da banda Barão Vermelho. A letra fala o amor que uma parte sente pela outra, mas que esta desconhece. Sendo necessário, portanto, a revelação deste sentimento.

De uma maneira mais prática, também se diz preciso para coisas do dia a dia, como "eu preciso desses papéis para amanhã", dentro da rotina de trabalho.

Enquanto adjetivo, preciso é a qualidade daquilo que é realizado com perfeição. Algo que é preciso quer dizer que foi feito com rigor, nas medidas exatas, da forma necessária para suprir a necessidade apresentada. 

A expressão "precisão cirúrgica" dá esta ideia de exatidão ligada ao adjetivo preciso. Fazer com precisão cirúrgica significa fazer detalhadamente e minuciosamente, sem errar nem deslizar em nenhum lado.

Preciso também é utilizado como sinônimo de categórico. Representa aquele que consegue se expressar de forma clara e precisa: "ela foi categórica ao falar que não", ou seja, não resta dúvidas que a fala foi uma negativa.

O significado de Preciso está na categoria: Língua Portuguesa