Significado do Prêmio Nobel

O que é o Prêmio Nobel:

O Prêmio Nobel é um conjunto de premiações concedidas a indivíduos ou instituições que tenham contribuído significativamente na área acadêmica, cultural ou científica.

O Prêmio Nobel é administrado e concedido na Suécia e na Noruega por instituições dos próprios países. As cerimônias anuais ocorrem em Estocolmo, na Suécia, com exceção do Prêmio Nobel da Paz, que é entregue em Oslo, na Noruega.

O Prêmio Nobel foi fundado pela vontade do cientista sueco Alfred Nobel, que em testamento dedicou sua herança para criar a Fundação Nobel, responsável por premiar indivíduos que contribuíssem para o avanço da ciência e da cultura. Atualmente o Prêmio Nobel é considerado o de maior prestígio para conquistas intelectuais no mundo.

No que consiste o Prêmio Nobel?

Nobel - MedalhaA medalha do Prêmio Nobel contém a imagem de Alfred Nobel em uma das faces, e a outra varia de acordo com a instituição que concede o prêmio. Desde 2012 as medalhas são cunhadas pela Casa da Moeda da Noruega.

Ao todo o Prêmio Nobel consiste em uma medalha, um diploma e uma quantia em dinheiro que ultrapassa 1 milhão de dólares.

A medalha é de ouro verde de 18 quilates e revestida em ouro de 20 quilates. Em uma das faces está gravado o perfil esquerdo de Alfred Nobel, criador da premiação, e a outra face varia de acordo com a instituição que concede o prêmio.

Nobel - DiplomaDiploma do Prêmio Nobel da Literatura concedido a Bob Dylan. Cada diploma é uma obra de arte única, escrita a mão e com técnicas e materiais que variam de acordo com a área premiada.

Os diplomas são elaborados de forma personalizada para cada premiado, contendo seu nome e uma breve citação do motivo do prêmio. Os diplomas são entregues pessoalmente pelo próprio rei da Suécia ou pelo presidente do Comitê Norueguês do Nobel.

Categorias do Prêmio Nobel

O Prêmio Nobel compreende cinco categorias: física, química, literatura, fisiologia ou medicina e paz.

Prêmio Nobel da Física

O Prêmio Nobel da Física é conferido à pessoa ou grupo que fez a mais importante descoberta no campo ou invenção no campo da física.

O Nobel da Física é dado pela Academia Real das Ciências da Suécia. Seu primeiro vencedor foi o físico Wilhelm Röntgen, descobridor da radiação X, em 1901.

Até 2018, 112 Prêmios Nobel da Física foram concedidos, incluindo prêmios individuais e coletivos, contemplando um total de 210 premiados.

Prêmio Nobel da Química

O Prêmio Nobel da Química é conferido à pessoa ou grupo que fez a mais importante descoberta química ou melhoramento.

Assim como o Nobel da Física, o Nobel da Química também é dado pela Academia Real das Ciências da Suécia. Seu primeiro vencedor foi o químico Jacobus Henricus van’t Hoff, em 1901, por suas descobertas relacionadas à cinética química e pressão osmótica nas soluções.

Até 2018, 110 Prêmios Nobel da Física foram concedidos, incluindo prêmios individuais e coletivos, contemplando um total de 181 premiados.

Prêmio Nobel da Literatura

O Prêmio Nobel da Literatura é conferido à pessoa ou grupo que fez o mais extraordinário trabalho rumo a um ideal.

O Prêmio Nobel da Literatura é dado pela Academia Sueca. Seu primeiro vencedor foi o poeta Sully Prudhomme, em 1901, em reconhecimento “à sua composição poética que evidencia um sublime idealismo, perfeição artística e uma rara combinação de qualidades do coração e do intelecto”.

Até 2018, 110 Prêmios Nobel da Física foram concedidos, incluindo prêmios individuais e coletivos, contemplando um total de 114 premiados.

Prêmio Nobel da Fisiologia ou Medicina

O Prêmio Nobel da Fisiologia ou Medicina é conferido à pessoa ou grupo que fez a mais importante descoberta nessas áreas.

O Prêmio Nobel da Fisiologia ou Medicina é dado pelo Instituto Karolinska, na Suécia. Seu primeiro vencedor foi o microbiólogo Emil Adolf von Behring, em 1901, por desenvolver a terapia de soro contra a difteria.

Até 2018, 110 Prêmios Nobel da Literatura foram concedidos, incluindo prêmios individuais e coletivos, contemplando um total de 216 premiados.

Prêmio Nobel da Paz

O Prêmio Nobel da Paz é conferido à pessoa, grupo ou instituição que fez o melhor trabalho para a fraternidade entre nações, para a abolição ou redução de exércitos permanentes e para a realização e promoção de congressos de paz.

O Prêmio Nobel da Paz é o único prêmio concedido na Noruega e julgado por um comitê eleito pelo parlamento do país. Seu primeiro vencedor foi o ativista suíço Henry Dunant por ter fundado o Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Até 2018, 99 Prêmios Nobel da Paz foram concedidos, incluindo prêmios individuais e coletivos, contemplando um total de 133 premiados.

Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel

Embora não seja um Prêmio Nobel, o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel é frequentemente confundido com um. O prêmio não é concedido pela Fundação Nobel, mas sim pelo Sveriges Riksbank, o Banco Central da Suécia.

O Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel é conferido à pessoa, grupo ou instituição que tenha feito a mais importante contribuição no campo da economia. O prêmio é dado pela Academia Real das Ciências da Suécia.

O primeiro ganhador do Prêmio de Ciências Econômicas foi o economista Ragnar Frisch, 1969, por ter desenvolvido modelos dinâmicos para analisar processos econômicos.

Até 2018, 50 Prêmios de Ciências Econômicas foram concedidos, incluindo prêmios individuais e coletivos, contemplando um total de 81 premiados.

Como são escolhidos os vencedores?

Nobel - PremiaçãoAs cerimônias de premiação são realizadas no dia 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel.

O processo de premiação é iniciado em setembro do ano anterior da cerimônia. O Comitê Nobel envia formulários de nomeação para cerca de 3000 indivíduos, em maioria acadêmicos. Com relação ao Nobel da Paz, os formulários também são enviados para governos, ganhadores anteriores do Prêmio Nobel, entre outros.

Os formulários devem ser devolvidos até 31 de janeiro do ano da premiação. O comitê filtra a seleção para cerca de 300 candidatos. Após, com a ajuda de estudiosos das áreas premiadas, o comitê escolhe os vencedores através do voto da maioria. A decisão não é recorrível. As cerimônias de premiação são realizadas no dia 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel.

O Prêmio Nobel não pode ser conferido a mais de três pessoas, mas pode ser conferido em nome de instituições com número indeterminado de indivíduos. O prêmio também não pode ser concedido post mortem (depois da morte do candidato). No entanto, se um indivíduo for eleito vencedor e morrer em seguida, a premiação prossegue em seu nome.

Vencedores famosos do Prêmio Nobel

Alguns vencedores famosos do Prêmio Nobel são:

Vencedor(a)ÁreaMotivo (como disposto no diploma)

Malala Yousafzai

Paz

“pelo seu esforço contra a supressão de crianças e jovens e pelo direito de todas as crianças à educação."

Barack Obama

Paz

“pelos seus esforços extraordinários para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos.”

Médicos sem Fronteiras

Paz

“em reconhecimento pelo trabalho humanitário pioneiro da organização em diversos continentes.”

Nelson Mandela

Paz

“pelo seu trabalho pelo término pacífico do regime do apartheid e por construir as fundações de uma nova e democrática África do Sul."

Tenzin Gyatso (14º Dalai Lama)

Paz

“pelos seus esforços pela liberação do Tibete e constante oposição ao uso da violência. Advogou por soluções pacíficas baseadas na tolerância e respeito mútuo de forma a preservar a herança histórica e cultural do seu povo."

Madre Teresa de Calcutá

Paz

“fundadora das Missionárias da Caridade”

Marie Sklodowska-Curie

Física e Química

Física: “por sua pesquisa em fenômenos de radiação descobertos pelo professor Henri Becquerel”; Química: "pela sua descoberta dos elementos rádio e polônio, pelo isolamento do rádio e pelo estudo da natureza e componentes desse notável elemento."

Albert Einstein

Física

“pelos seus serviços para a física teórica e especialmente pela descoberta do efeito fotoelétrico.”

Ernest Hemingway

Literatura

“pela sua maestria na arte da narrativa, mais recentemente demonstrada em O velho e o mar e pela influência que exerceu no estilo contemporâneo.”

Albert Camus

Literatura

“pela sua importante produção literária que, com sincera clareza, ilumina os problemas da consciência humana em nossos tempos.”

Jean Paul Sartre

Literatura

“por seu trabalho, que rico em idéias e cheio do espírito de liberdade e busca da verdade, exerceu uma influência de longo alcance em nossa era.”

Pablo Neruda

Literatura

“por uma poesia que, com a ação de uma força elementar, traz à vida o destino e os sonhos de um continente.”

Gabriel Garcia Márquez

Literatura

“por seus romances e contos, em que o fantástico e o realista se combinam num mundo de imaginação ricamente composto, refletindo a vida e os conflitos de um continente.”

José Saramago

Literatura

“quem com parábolas sustentadas pela imaginação, compaixão e ironia continuamente nos permite mais uma vez apreender uma realidade ilusória.”

Bob Dylan

Literatura

“por ter criado novas expressões poéticas dentro da grande tradição da música americana.”

Veja também:

Data de atualização: 14/02/2019.