Significado de Prequela

O que é uma Prequela:

Prequela é um substantivo feminino que descreve uma obra literária, dramática ou cinematográfica que relata acontecimentos anteriores de uma determinado obra, muitas vezes revelando os mesmos personagens quando eram mais novos.

Esta palavra tem origem no termo em inglês "prequel", que surgiu entre 1970 e 1975.

Os três filmes da Guerra nas Estrelas (Star Wars em inglês) intitulados "Episódio I: Ameaça Fantasma", "Episódio II: O Ataque dos Clones" e "Episódio III: A Vingança dos Sith" são prequelas dos três primeiros (episódio IV, V e VI), lançados no final da década de 70 e início da década de 80. Apesar de terem sido filmados muitos anos depois (o episódio I surgiu 16 anos depois do episódio VI), as prequelas relatam histórias que aconteceram antes daquelas reveladas nos primeiros filmes.

Outro exemplo de prequelas famosas é o "The Hobbit", que é uma prequela da trilogia do Senhor dos Anéis.

Quando um filme é bastante apreciado, muitas vezes os estúdios decidem fazer prequelas que explicam eventos importantes que aconteceram previamente ao primeiro filme. Esse é o exemplo do filme "O Exorcista" de 1973, e que tem duas prequelas.

Existe uma história da autoria de J.K. Rowling que é considerada uma prequela da saga de filmes e livros do Harry Potter. Esta narrativa conta uma aventura de Sirius Black e James Potter. Em 2008, esta obra de aproximadamente 800 palavras foi vendida em um leilão por 25 000 libras.

Data de atualização: 27/02/2014. O significado de Prequela está na categoria: Geral