Significado de Presente

O que é Presente:

Presente é um adjetivo ou substantivo que expressa o que existe ou acontece no momento em que se fala ou que está no tempo atual, assitindo a um acontecimento pessoalmente.

A palavra presente deriva do termo em latim praesentia, que significa alguma coisa que está perto, ao alcance de alguém.

Um presente também é considerado uma dádiva ou lembrança, ou seja, uma coisa que é oferecida a outra pessoa como sinal de apreciação. Frequentemente existem trocas de presentes no Natal e se oferecem presentes quando é o aniversário de uma pessoa.

Um presente pode ser uma demonstração de afeto, no dia dos namorados, por exemplo, é costume os namorados trocarem presentes. Um dos grandes desafios nestas ocasiões é conseguir comprar ou fazer um presente criativo, que surpreenda a outra pessoa.

Em termos gramaticais, o presente é um tempo verbal que indica que a ação acontece no momento em que se fala. Apesar disso, em algumas situações, este tempo verbal pode estar relacionado com o presente "atual" ou "real". Por exemplo, a frase "Ele descansa" significa que o descanso do indivíduo poderá ter começado antes da frase ser dita, e poderá continuar depois de ser proferida. Em algumas situações, os verbos no presente também podem ser usados com uma ligação ao futuro. Por exemplo: "Nós saímos amanhã bem cedo"

Além disso, presente pode servir para descrever uma pessoa ou situação que não foi esquecida. Ex: Ele não está mais aqui, mas estará sempre presente nos nossos corações.

Presente é também usada para qualificar um grupo de pessoas que se encontra reunido em um determinado lugar: Ex: Gostaria de desejar um Feliz Ano Novo a todos os presentes.

Data de atualização: 06/02/2017. O significado de Presente está na categoria: Geral