Significado de Prevaricar

O que é Prevaricar:

Prevaricar é um verbo na língua portuguesa e está relacionado com a ato de desrespeitar ou não cumprir uma ordem e dever por má-fé.

A ação de prevaricar segue os interesses pessoais do indivíduo que a praticou, normalmente agindo contra os bons costumes e a moral.

No âmbito jurídico e político, por exemplo, prevaricar é um termo usado para representar o abuso de poder praticado por determinada autoridade, que provoca injustiças sociais e prejuízos ao Estado.

No setor jurídico, a prevaricação (ação de prevaricar) é considerada um crime funcional, ou seja, que é praticado por um funcionário público contra a própria Administração Pública.

Saiba mais sobre o significado de Prevaricação.

Conforme previsto no artigo 319 do Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848/40), configura-se um crime de prevaricação:

“Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal”

A pena prevista para o condenado varia ente três meses e um ano de detenção, mais o pagamento de multas.

Prevaricar também pode representar a quebra de confiança com alguém, principalmente quando algo que foi confidenciado em segredo para alguém é divulgado publicamente por esta pessoa.

Os principais sinônimos de prevaricar são: corromper, transviar, descumprir, adulterar, trair, exagerar, abusar, perverter, pecar, fraquejar e tergiversar.

Ver também: significado de procrastinar

O significado de Prevaricar está na categoria: Geral