Significado de Previdência privada

O que é a Previdência privada:

A previdência privada é um modelo de aposentadoria que complementa a previdência pública, na qual é possível escolher o valor da contribuição e o período em que ela será feita.

Este modelo de previdência se difere do modelo de previdência social, pois neste caso o beneficiado pode escolher durante quanto tempo poderá contribuir e a quantia que pretende investir.

E tendo em vista que o valor que ele receberá quando fizer uso desta previdência, ele será proporcional ao que ele contribuiu.

Outro fator que difere este modelo de previdência do modelo de previdência social é que, caso o beneficiário queira desistir do plano, ele pode resgatar o valor que investiu.

Quando uma pessoa opta por este tipo de previdência, ela precisa ter atenção à forma de cobrança dos impostos.

Esta cobrança pode se realizar de duas formas: A primeira pode ser feita pela tabela regressiva, que favorece o resgate do dinheiro em uma única vez e a segunda é feita pela tabela progressiva, onde as pessoas recebem a quantia investida em forma de parcelas mensais.

A previdência privada não possui nenhuma relação com o sistema adotado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e todo setor que realize tipo de serviço, deve ser fiscalizado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão do governo federal.

Saiba mais sobre o INSS.

Tipos de previdência privada

A previdência privada pode se dividir em dois planos:

  • Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), recomendado para pessoas com renda mais alta, pois o valor pago ao plano pode ser abatido no Imposto de Renda (desde que esse valor represente até 12% de sua renda bruta anual);
  • Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), onde a diferença para o primeiro é que ele não poderá ser abatido no imposto de renda.

Em uma possibilidade de saque do dinheiro, no PGBL, o imposto pago é referente ao total que havia no fundo. Por exemplo, se este valor for de R$ 500 mil, o imposto será cobrado sobre ele. Já no VGBL, quando o dinheiro for sacado, o imposto cobrado é referente ao que o dinheiro rendeu durante o tempo em que ele foi investido.

É possível também fazer simulações dos planos de previdência privada, onde possibilite enxergar qual tipo será mais vantajoso para si. Vários bancos, públicos e privados, oferecem este serviço, inclusive online.

Veja também o significado de Previdência e Previdência Social.

O significado de Previdência privada está na categoria: Geral