Significado de Previdência

O que é Previdência:

Previdência é o ato de prever, com o objetivo de evitar previamente determinadas situações ou transtornos que sejam indesejados para o indivíduo.

A partir do ponto de vista popular, a previdência é a precaução ou a cautela em relação a algo, como a capacidade de ver de modo prévio ou antecipado o acontecimento de alguma coisa.

No âmbito econômico e financeiro, a previdência possui o mesmo significado: precaver. Para isso, foram criadas instituições e medidas de âmbito nacional que ajudam a garantir a sobrevivência financeira de pessoas em situações de invalidez ou velhice, como a aposentadoria e a pensão, por exemplo.

Etimologicamente, a palavra "previdência" surgiu do latim previdentia, que significa "previsão" ou "prevenção", que por sua vez se originou a partir de praevenire​, termo latino que literalmente quer dizer "chegar antes", sendo prae, "antes" e venire, "vir".

Previdência social

A Previdência social é uma espécie de seguro que os trabalhadores devem contribuir durante todo o período em que estiverem em atividade laboral. O principal objetivo desta contribuição é garantir a continuidade do benefício financeiro quando o trabalhador estiver aposentado, assim como em casos de gravidez, doenças ou acidentes.

A entidade responsável em repassar o dinheiro para as pessoas que não possuem condições financeiras, por vários e diferentes motivos, mas que já contribuíram para a Previdência Social é o INSS - Instituto Nacional do Seguro Social.

Saiba mais sobre o significado de INSS.

Automaticamente, os funcionários tem o valor do INSS descontados diretamente na sua folha de pagamento, variando de acordo com o salário de cada um, sendo que, quanto maior o salário, maior é o desconto.

A contribuição para a Previdência Social é obrigatória para todos os trabalhadores formais, garantindo, assim, a formação de renda que será destinada para os aposentados.

Previdência privada

A Previdência Privada ou Previdência Complementar, ao contrário da Previdência Social, é uma alternativa não obrigatória do trabalhador e de caráter individual.

Enquanto que a Previdência Social se constitui por ser um regime de repartição simples, onde todos devem colaborar para poder gerar a renda para a distribuição dos benefícios entre as pessoas aptas para recebê-la (pessoas com idade avançada, inválidos, grávidas e etc), a Previdência Privada, como o próprio nome diz, age como um suplemento ou poupança reserva única para cada indivíduo.

A Previdência Privada é um pagamento extra feito pelo indivíduo para complementar a renda recebida pelo INSS, como também para a realização de algum projeto de vida, como pagar a universidade dos filhos ou construir um negócio próprio.

Data de atualização: 06/02/2017.