Significado de Primor

O que é Primor:

Primor é um substantivo masculino na língua portuguesa, referente ao que possui superioridade ou perfeição.

O primor pode ser a característica de determinado processo, considerado excessivamente apurado, com uma realização excelente e perfeita.

Exemplo: “O rapaz fez o trabalho de casa com primor”.

A palavra primor denota um sentido positivo, como uma qualidade daquilo ou de alguém com elevado grau de excelência, magnificência ou mesmo suntuosidade.

Etimologicamente, a palavra “primor” se originou a partir do latim primor ou primoris, que tem um significado semelhante a expressão “o que ocupa o primeiro lugar”.

Os principais sinônimos da palavra primor são: apuro, brio, delicadeza, esmero, excelência, garbo, perfeição e sublimidade.

Devido às características favoráveis que são inerentes ao termo “primor”, este se transformou em um palavra obrigatória em muitas campanhas de publicidade e marketing de empresas, na tentativa de expressar o nível de “perfeição” de seus produtos.

O adjetivo primordial se originou a partir da mesma raiz etimológica que “primor”, significando aquilo que veio ou permanece em primeiro lugar, que é de extrema importância e se destaca entre os demais.

Data de atualização: 29/05/2015.