Significado de Private Equity

O que é Private Equity:

Private Equity é uma expressão em inglês que pode ser traduzida para "Ativo Privado", uma modalidade de fundo de investimento que consiste na compra de ações de empresas que possuam boas faturações monetárias e que estejam em notável crescimento.

Um dos grandes diferenciais dos Fundos de Private Equity (PE), em comparação aos Fundos de Ações, por exemplo, está no modo como este participa de uma empresa. As empresas que investem em outras empresas através de fundos de PE participam ativamente da sua gestão e administração, além de adicionar capital para a companhia.

O objetivo das empresas que investem através de private equity é potencializar e agilizar o crescimento das companhias promissoras, fazendo-as entrar na lista de empresas disponíveis na Bolsa de Valores para compra e venda de ações. Neste momento, a empresa que investiu em private equity, normalmente, vende a sua parte das ações para outros investidores (investidores de ações), por preços bem mais elevados.

Para que esse tipo de sistema seja possível, as empresas especializadas em investir em outras companhias, através de private equity, devem estabelecer um contrato privado entre os investidores e os gestores. Não há hipótese, até este ponto, para uma abertura da empresa no mercado acionário.

Os primeiros Fundos de Private Equity surgiram nos Estados Unidos, durante a década de 1980. A princípio, esse modelo de financiamento era uma opção para pequenas e médias empresas

Private Equity e Venture Capital

Os investimentos de venture capital ("capital de risco", na tradução para o português) são caracterizados por financiarem pequenas e promissoras companhias (start-up companies) , campanhas ou novos produtos no mercado.

Enquanto que, os fundos de private equity buscam financiar também potenciais empresas, que já geram um grande lucro, mas com o propósito de lança-las ao patamar da bolsa de valores.

Atualizado em