Significado de Procarionte

O que é Procarionte:

Procarionte é um organismo unicelular simples que não possui compartimentalização membranosa dos seus produtos intracelulares, ou seja, não apresenta compartimentos dentro da célula (metabólitos dispersos no citoplasma), nem núcleo verdadeiro (cromossomo disperso no citoplasma).

A palavra "procarionte" vem dos termos gregos pro = primeiro e karyon = noz, núcleo. Fazem parte do grupo das células procariontes as bactérias e as algas azuis.

Os procariontes surgiram muito antes dos eucariontes, com fósseis de 3 bilhões de anos, enquanto que os eucariontes apareceram provavelmente há 1 bilhão de anos.

As células procariontes não possuem envoltório nuclear delimitando o material genético. Não possuem também organelas membranosas e citoesqueleto, de modo que não ocorre o transporte de vesículas envolvidas na entrada (endocitose) e na

saída (exocitose) de substâncias.

Os procariontes são desprovidos de algumas organelas cotoplasmáticas como mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e sobretudo cariomembrana o que faz com que o DNA fique disperso no citoplasma.

A divisão das células procariontes não ocorre por mitose e os seus filamentos de DNA não sofrem o processo de condensação que deixa os cromossomos visíveis ao microscópio óptico, durante a divisão celular.

As células procariontes que realizam fotossíntese possuem seu citoplasma algumas membranas, paralelas entre si, e associadas a clorofila ou a outros pigmentos responsáveis pela captação de energia luminosa.

Ao contrário das células eucariontes, as procariontes não possuem um citoesqueleto, que é responsável pelo movimento e forma da célula.

A forma simples das células procariontes, que geralmente é esférica ou em bastonete, mantém-se por meio da parede extracelular, produzida no citoplasma e agregada à superfície externa da membrana celular.

A principal diferença entre células procariontes e eucariontes, é que estas últimas possuem um extenso sistema de membrana cria, no citoplasma, microrregiões que contêm moléculas diferentes e executam funções especializadas.

Data de atualização: 05/05/2015.