Significado de Proclamação

O que significa Proclamação:

Proclamação é o substantivo feminino que significa o ato de proclamar, pronunciar ou anunciar alguma coisa.

Na maior parte dos casos, uma proclamação é um discurso feito no âmbito político ou militar, feita em alta voz, apesar de também poder ser por escrito. De igual forma, a palavra proclamação também pode indicar o documento que contém a informação que é anunciada/proclamada.

Alguns sinônimos de proclamação podem ser: anúncio, alocução, discurso, etc.

Além disso, o ato de proclamação é inserido em uma ocasião solene, o que indica a importância daquilo que é proclamado. Por exemplo, no Cristianismo a expressão "proclamação do Evangelho" remete para o ato de anunciar o Evangelho, segundo a ordem expressa por Jesus em Marcos 16:15.

Proclamação da República

A proclamação da República consiste em uma manifestação política em que é anunciado o início do Regime em detrimento de outro.

A proclamação da República no Brasil aconteceu no dia 15 de novembro de 1889 e instaurou o regime republicano, o que significou o fim da Monarquia Constitucional Parlamentar. A proclamação da República foi assinada pelo Marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente do Brasil.

Proclamação da Independência

Proclamação da independência é o ato de um país anunciar o fim da sua subordinação em relação a outro país.

No Brasil, a proclamação da independência ocorreu no dia 7 de Setembro de 1822, quando nas margens do rio Ipiranga D. Pedro I proferiu as palavras "Independência ou morte" que ficaram conhecidas como "Grito de Ipiranga". Assim, o Brasil se separou politicamente de Portugal, deixando de ser uma das suas colônias.

Veja também