Significado de Proctologista e coloproctologista

O que é um Proctologista e coloproctologista:

Proctologista é o médico responsável pelo diagnóstico e tratamento de problemas no intestino grosso, cólon, reto e ânus, todos órgãos do fim do sistema digestivo.

A especialidade era chamada de proctologia e foi rebatizada de coloproctologia, pois passou a incluir o cuidado do intestino grosso, além do trato digestivo terminal. 

A palavra proctologia vem do grego proktós, que significa ânus, acrescida de logos, também em grego, e quer dizer estudo ou ciência. Proctologia é então o estudo da região do ânus. E ao acrescentar-se colo, que vem do grego kolón e é a parte do intestino grosso entre o íleo e o reto, forma o nome moderno da especialidade médica cirúrgica: coloproctologia.

Entre as doenças mais comuns tratadas por um proctologista estão a hemorroida, fístula anal, pólipos, síndrome do intestino irritável, prevenção do câncer de intestino, complicações digestivas como a prisão de ventre, doença diverticular do intestino, retoculite ulcerativa e doença de Crohn.

Os exames clínicos realizados pelo médico proctologista incluem o exame físico de toque retal. O diagnóstico por imagem pode ser feito por procedimentos como anuscopia, retossigmoidoscopia, e a endoscopia digestiva baixa, também conhecida por colonoscopia.

Sua área de atuação é bem diferente do urologista, que se dedica ao cuidado dos rins, bexiga e doenças do aparelho genital masculino. Mas ambos os profissionais utilizam do recurso do exame de toque retal para diagnosticar doenças. A diferença é que o urologista vai se preocupar com as doenças da próstata, enquanto que o proctologista vai buscar disfunções relacionadas ao fim do sistema digestivo, como as hemorroidas por exemplo.

A coloproctologia é uma especialização da gastroenterologia, área médica dedicada ao sistema digestivo.

O significado de Proctologista e coloproctologista está na categoria: Medicina