Significado de Procurar

O que é Procurar:

Procurar é o ato de buscar por alguma coisa, tentar encontrar. Quando se perde algum objeto dentro de casa, por exemplo, é preciso procurar por ele. Ao realizar uma pesquisa, uma investigação, também pode-se usar o vocábulo procurar.

Entre os sinônimos de procurar, existem as palavras buscar, investigar, pesquisar, sondar, caçar, fuçar. Também os termos tentar, trabalhar, tratar, empenhar-se, solicitar, pedir e requerer.

A ação de ir atrás de algo ou alguém também é correspondida pela palavra procurar. Como na frase "Ele continua perguntando para você, tem certeza que não vai mais procurar ele?"

Procurar também significa empenho em alguma atividade, o ato de esforçar-se. Como em "depois dos maus resultados, ela foi procurar ajuda".

Da mesma maneira a busca que é motivada por atração, como a abelha procurar pelo néctar da flor.

Procurar é um verbo originado do vocábulo em latim procurare, que significa cuidar de algo. É formado pelo prefixo pro, que corresponde à expressão "a favor", somado a curare, que é "cuidar".

O verbo procurar pode ser transitivo, no sentido de fazer buscas, pesquisas, esforço para executar alguma coisa, ou atração. E intransitivo no sentido aplicado ao Direito, em que procurar é exercer o cargo de procurador.

Proucurar ou Procurar

O vocábulo correto é procurar. A forma proucurar não existe na língua portuguesa, sendo confundida com uma maneira de pronunciar a palavra de acordo com alguns sotaques de regiões do Brasil. Preocurar também não existe.

Data de atualização: 30/11/2016.