Significado de Proeminente

O que é ser Proeminente:

Proeminente é um adjetivo utilizado para caracterizar algo que está elevado, ressaltado ou saliente em alguma superfície.

O termo se relaciona com algo que constitui proeminência, que está erguido ou que esteja sobressaindo de algo. Um bom exemplo de algo proeminente é quando temos alguma parte do corpo que se ressalte mais do que outras.

Exemplo: “Apesar de magro, Mateus tem as maçãs do rosto proeminentes”.

Ele se origina da junção dos termos em latim proemĭnens e entis, que juntos significam “estar em proeminência, sobressair”. Sem perder este significado, o termo pode ser substituído por sinônimos como altivo, elevado, levantado, ressaltante, protuberante, relevante, saliente, entre outros.

No sentido figurado, o termo proeminente pode ser atribuído a uma pessoa que é distinta, importante ou excelente, seja por qualidade intelectuais ou morais ou por sua riqueza e poder.

Exemplo: “Hoje então homenagearemos os cidadãos proeminentes desta cidade”.

Neste tipo de contexto, o termo pode ser substituído por outros sinônimos como excelente, sobreeminente, importante, notável, superior, sublime, entre outros.

Já para termos uma ideia que represente um contraste entre os significados do termo proeminente, é necessária a utilização de antônimos como baixo, cavado, inferior, insignificante, medíocre, vulgar, mau, entre outros.

Diferenças entre proeminente e preeminente

É comum haver alguma confusão entre os significados dos termos proeminente e preeminente, pois apesar de serem considerados sinônimos, eles possuem significados pouco similares um do outro.

O termo proeminente se refere a algo que no seu sentido primário e físico, avança em ponta, se salienta de algo ou, num sentido metafórico, indica alguém que se distingue e se destaca por suas qualidade morais ou intelectuais. Já o termo preeminente se refere a algo que está muito acima do que está ao seu redor em termos físicos. Num sentido metafórico, ser preeminente é estar em grau elevado de superioridade, uma figura ilustre.

Exemplo: "Um saber assim preeminente não pode ficar escondido".

Data de atualização: 15/09/2017.