Significado de Proeza

O que é Proeza:

Proeza é um substantivo feminino que significa realizar algo incomum, difícil ou nunca feito antes. É também usado ironicamente quando alguém faz algo muito estúpido ou vergonhoso.

Como nas frases:

"Ela foi a primeira mulher a chegar a este cargo, foi uma verdadeira proeza em um mercado tomado por homens".

Ou ironicamente: "Era só eu e a bola, na frente do gol, e eu fiz a maior proeza de todas: chutei para fora".

Fazer ou cometer uma proeza é atingir algo em um nível elevado de dificuldade. É algo extraordinário, não uma mera ação, é um feito digno de reconhecimento.

Uma proeza necessita de coragem para ser executada, como um ato heroico. À exceção das proezas acidentais que se enquadrariam no uso irônico do termo.

Entre as proezas históricas realizadas podemos listar o Descobrimento da América, por Cristóvão Colombo, tendo sido o primeiro europeu a desembarcar oficialmente a terras americanas, o que caracteriza uma proeza.

Já nas proezas do povo brasileiro, pode-se citar as conquistas de Santos Dumont. O aviador contornou a Torre Eiffel com seu dirigível em 1901, e tornou-se uma das pessoas mais famosas do mundo naquela época.

A palavra proeza tem como sinônimos os termos façanha, feito, conquista, bravura, heroísmo, sucesso, aventura, e valentia.

Proeza ou Proesa

A escrita correta é proeza. A grafia proesa não existe.

Atualizado em