Significado de Profilático

O que é Profilático:

Profilático refere-se a profilaxia e significa preventivo, sendo utilizado para designar algo capaz de prevenir ou atenuar determinada doença (medidas/ações profiláticas, tratamento profilático).

O termo "profilático" vem de profilaxia, do grego prophýlaxis = cautela.

Profilaxia pode ser definida como sendo um conjunto de medidas que visam prevenir, em nível populacional, uma doença.

As medidas profiláticas são utilizadas com o intuito de impedir ou reduzir o risco de transmissão de uma doença, protegendo a população da ocorrência ou da evolução de um fenômeno desfavorável à saúde.

Algo que é profilático tem como objetivo evitar a introdução de doenças numa população, controlar e/ou evitar o surgimento de novos casos de doenças que já existem e reduzir os efeitos da doença, quando já não é possível evitá-la.

As ações/medidas profiláticas podem ser estabelecidas de acordo com níveis de prevenção, correspondentes aos períodos da história natural da doença.

Na prevenção primária, as medidas são aplicadas no período pré-patogênico da doença, impedindo que seja introduzida no ecossistema e, por consequência, nas pessoas ou animais. Inclui ações inespecíficas e específicas:

  1. Ações inespecíficas: Condições de adequação ao ambiente, abrigo ou habitação, alimentação, lazer, convívio social ou de densidade populacional, ações educativas e de saneamento;
  2. Ações específicas: Dirigem-se a determinada doença através de vacinas ou utilização de medicamentos (profiláticos) específicos.

A prevenção secundária é feita quando não há sucesso das medidas profiláticas primárias. Neste caso, as ações são dirigidas para as fontes de infecção.

A prevenção terciária corresponde às medidas aplicadas às consequências de determinada doença, como a deficiência funcional, por exemplo, em que o tratamento profilático visa a recuperação parcial ou total do indivíduo, reintegrando-o à sociedade.

Data de atualização: 03/12/2014.