Significado de Prosa

O que é Prosa:

Prosa é o estilo natural de falar e escrever, com ausência de musicalidade, rima, ritmo e outras particularidades da estrutura poética. Consiste na conversa cotidiana usada pelas pessoas para se expressarem racionalmente.

O texto em prosa é objetivo e pouco ambíguo, apresentando, por norma, uma análise e narração sobre determinado assunto, por exemplo. 

Existem dois principais tipos de prosa: narrativa e demonstrativa. A prosa narrativa é a história ficcional, como os contos, as crônicas, as novelas e os romances, por exemplo, conjunto este que forma a chamada "prosa literária".

Já a prosa demonstrativa ou não-literária se refere ao discurso que seja mais didático, como ensaios, cartas, diálogos, tratados, textos jornalísticos e técnicos.

Popularmente, costuma-se usar a expressão "dois dedos de prosa" para indicar que determinada pessoa deseja conversar com outra sem formalidades.

No sentido figurado da palavra, prosa ainda pode ser sinônimo de pessoa astuta, que tem muita lábia ou excesso de orgulho.

Exemplo: "O seu namorado estava cheio de prosa ontem".

Este termo se originou diretamente a partir do latim prosa, que significa "comunicação direta e livre".

Saiba mais sobre o significado de narrativa.

Prosa e Poesia

São ambos estilos literários distintos e opostos. Enquanto a prosa dispensa o uso de uma estrutura harmoniosa, com o uso de ritmos, versos e estrofes, por exemplo, a poesia é composta por todos estes elementos.

Saiba mais sobre o significado da poesia.

Prosa poética

A prosa poética é o texto que apresenta forma de prosa, mas função de poesia, usando para isso algumas características típicas dos textos poéticos, como aliteração, metáfora, sonoridade das frases, etc. Mas, a estruturação do discurso permanece alongada, assemelhando-se a um romance ou conto, por exemplo.

Ver também: significado de poema.

O significado de Prosa está na categoria: Língua Portuguesa