Significado de Protesto

O que é Protesto:

Protesto é uma forma de manifestação democrática, pública ou reservada, que demonstra o descontentamento em relação a alguma coisa. As pessoas que protestam contra algo, normalmente não estão de acordo ou satisfeitas com determinada atitude ou ação. 

Um protesto é caracterizado pelo ato de protestar, ou seja, fazer uma reclamação em relação a algo; uma ação ou resultado de reclamar sobre alguma coisa. Exemplo: "A família protestou contra o atendimento do restaurante". 

Os protestos podem ter inúmeros motivos, sejam de interesses pessoais ou coletivos, envolvendo um ou vários grupos sociais. Também podem se manifestar de diversos modos: buzinaços, palenaços, caminhadas e marchas pelas ruas das cidades com cartazes, por exemplo. 

Saiba mais sobre o significado de Buzinaço e Panelaço

Todos os protestos, por norma, pedem ou exigem alguma coisa em prol do bem-estar de um grupo de indivíduos insatisfeitos com determinada situação. 

Protesto de títulos

No âmbito jurídico, um protesto é um ato formal de requerer o pagamento de um título comercial por ações judicias. Os protestos de créditos, neste caso, devem ser solicitados nos chamados cartórios de protestos, onde o tabelião responsável se destina a analisar e comprovador publicamente o atraso do devedor, além de, consequentemente, auxiliar na decisão de retirar o direito de crédito da pessoa, seja ela física ou jurídica. 

Protestos no Brasil

Entre os principais motivos dos protestos realizados no Brasil nos últimos anos estão as ações e resultados da política e do governo, que afetam principalmente a economia e a qualidade de vida da população brasileira. 

Os protestos, de forma geral, não abrangem 100% da população. No Brasil, por exemplo, a maioria das manifestações de protestos reivindicam melhorias direcionadas para um grupo social, econômico ou de gênero específico, que, poder vezes, podem acabar por afetar direta ou indiretamente outros grupos. 

A partir de 2013, o Brasil passou por uma série de protestos que reclamavam melhorias sociais e econômicas. Em 2014, os protestos contra a presidenta Dilma Rousseff dividiram o país, entre os desejos de uma sociedade burguesa e assumidamente "de direita", contra uma parcela da população chamada pela grande mídia de "comunista", por apoiar soluções de cunho social sobre as de benefício da economia nacional. 

Veja também o significado de Impeachment

Data de atualização: 17/03/2015. O significado de Protesto está nas categorias: Geral, Língua Portuguesa