Significado de Providência

O que é Providência:

Providência é o mesmo que prevenção, resume o ato de preparar antecipadamente determinadas ações ou situações que ajudam a evitar ou diminuir um mal, por exemplo.

Quando se diz que determinada pessoa “tomou providências” a respeito de algo, significa que seguiu uma série de atitudes necessárias para solucionar ou finalizar uma situação.

No âmbito teológico, a chamada “Divina Providência” consiste na ideia da suprema sabedoria de Deus, que seria capaz de governar a vida e os destinos de todas as pessoas e coisas no Universo. Os cristãos, por exemplo, costumam associar os acontecimentos de suas vidas como sendo “obras da Divina Providência”.

Alguns sinônimos de providência são: resguardo, prevenção, precaução, cuidado, cautela, advertência, diligência, decisão, deliberação, encaminhamento, ou ainda, Deus, todo-poderoso e Redentor.

Providência e Previdência

Ambas as palavras existem na língua portuguesa e podem ser consideradas sinônimos, no sentido de “prevenção”, “cautela” ou “antecipação”. No entanto, cada um desses termos pode assumir diferentes significados, de acordo com o contexto em que forem aplicados.

Etimologicamente, previdência se originou a partir do latim praevidentia, que significa “conhecimento antecipado sobre o futuro”; enquanto que providência provém do latim providentia, que quer dizer “antecipação de meios para a obtenção de um fim”.

Saiba mais sobre Previdência.

Data de atualização: 21/11/2016.