Significado de Psicanalista

O que é o Psicanalista:

Psicanalista é o profissional que segue a linha teórica da psicanálise, método desenvolvido por Sigmund Freud que trata de distúrbios psíquicos a partir da investigação do inconsciente.

Este profissional tem a função de equilibrar e tornar mais clara a relação do paciente com o seu “eu” interior, seus questionamentos internos e os problemas do mundo.

Para isso, o psicanalista tem como base os estudos da psicanálise, onde Freud busca o autoconhecimento, para a partir daí conseguir responder e lidar com as questões do mundo ao seu redor.

O método utilizado na psicanálise é a interpretação da transferência e da resistência com a análise da livre associação. O paciente, ao ser analisado em uma postura relaxada, é estimulado a dizer tudo o que lhe vem à mente, como sonhos, esperanças, desejos, fantasias e as experiências vividas nos primeiros anos de vida.

Normalmente, a busca por este profissional parte de pessoas que questionam o comportamento humano através das pressões sociais, seja nas relações pessoais ou no ambiente de trabalho.

Estas pessoas buscam compreender melhor a si mesmas para ter uma melhor compreensão para lidar com as frustrações e anseios do mundo.

Veja mais sobre a Psicanálise.

Diferença entre psicanalista, psicólogo e psiquiatra

É bastante comum, que as pessoas confundam os significados dos termos relacionados à psicologia, psicanálise e psiquiatria, sobretudo no que diz respeito ao que cada profissional destas áreas realizam.

O psiquiatra, por exemplo, é um profissional da área da medicina, que após sua formação, optou pela especialização em psiquiatria.

Já o psicólogo é o profissional que tem formação superior em Psicologia, ciência que estuda os processos mentais e o comportamento humano. Além disso, o psicólogo pode atuar em diversas áreas.

E o psicanalista é um profissional que possui uma formação em psicanálise, entretanto, ele pode ter qualquer outra formação acadêmica que não seja relacionada com a Psicologia, por exemplo. Este profissional utiliza o método terapêutico da psicanálise, que consiste na interpretação dos conteúdos inconscientes das palavras, ações e produções imaginárias de uma pessoa.

Veja também o significado de Psicologia.

Data de atualização: 24/01/2018. O significado de Psicanalista está nas categorias: Geral, Ciência