Significado de Psicologia jurídica

O que é Psicologia jurídica:

Psicologia Jurídica é o campo da psicologia que agrega os profissionais que se dedicam à interação entre a psicologia e o direito. A principal função dos psicólogos no âmbito da justiça é auxiliar em questões relativas à saúde mental dos envolvidos em um processo.

Para se tornar um psicólogo jurídico é preciso fazer uma pós-graduação especializada na área, ou prestar o concurso do Conselho Federal de Psicologia com fins de obter o título.

A Psicologia Jurídica é um dos campos de conhecimento e de investigação dentro da psicologia, com importantes colaborações nas áreas da cidadania, violência e direitos humanos.

Entre as atividades de um psicólogo jurídico está o acompanhamento dentro do sistema carcerário. Como perito, pode trabalhar com a elaboração de laudos sobre a saúde mental das partes, que podem ser juntados aos processos com o intuito de auxiliar o juiz na sua decisão.

O psicólogo jurídico atua também na mediação de litígios, na ocasião de testemunhos, e em campos delicados como o direito de família, processos de violência doméstica, adoções, guarda de menores, entre outros.

O termo Psicologia Forense também é utilizado para designar a psicologia jurídica, embora menos utilizado no Brasil.

Alguns autores indicam que as palavras definem campos diferentes, que "jurídico" é uma expressão mais abrangente sobre todo o campo do direito, enquanto que "forense" é mais direcionado ao fórum ou tribunal. E como não há consenso sobre seu conceito, o que sabe-se é o uso de uma definição ou outra segue a preferência do profissional, se quer enquadrar-se enquanto psicólogo jurídico ou forense.

Saiba mais sobre o significado de forense.

Um dos campos de atuação dentro da psicologia jurídica é a Psicologia Criminal, que se dedica mais propriamente ao Direito Penal. Este tipo de psicólogo é chamado a atuar em processos criminais de diversas formas, como na avaliação de suspeitos, compreensão das motivações do crime e detecção de comportamentos perigosos.

O significado de Psicologia jurídica está na categoria: Direito