Significado de Psicose

O que é Psicose:

Psicose é adenominação comum de qualquer doença mental caracterizada pelas distorções na percepção da vida real do indivíduo.

Etimologicamente, a palavra psicose se originou a partir do grego “psychosis” que significa “condição anormal da mente”.

Psicose é um estado mental patológico que leva o indivíduo a apresentar comportamento antissocial. É caracterizado por momentos de descontrole, agitação e também de agressividade. É um quadro de doença mental em que o indivíduo tem dificuldade de se relacionar com todos em sua volta, criando ideias fantasiosas em seu contato com a sociedade.

A psicopatia, em um sentido restrito, é sinônimo de psicose, considerado o estado mental patológico caracterizado por desvios de comportamento, que leva o indivíduo a atitudes antissociais.

O psicopata é a denominação dada ao indivíduo que sofre de alguma doença mental ou tem personalidade psicopática. Já a psiquiatria é um ramo da medicina especializada no estudo e tratamento das doenças mentais do indivíduo.

No sentido figurado, psicose é uma obsessão, uma ideia fixa de comportamento ou uma mania. Um exemplo muito importante são as obsessões apresentadas em indivíduos que passaram por traumas durante a guerra.

A esquizofrenia é a psicose endógena mais frequente. É uma doença mental complexa que envolve diversos sintomas, como delírio, alucinações, hiperatividade ou apatia, incoerência etc. Geralmente a esquizofrenia começa na adolescência, podendo também ocorrer na fase adulta. O indivíduo esquizofrênico apresenta mania de perseguição e dificuldade de se adaptar ao seu meio ambiente.

Psicose maníaco-depressiva

A psicose maníaco-depressiva é uma doença psiquiátrica caracterizada por alternações do comportamento, ora depressivo, ora hiperativo. Hoje este tipo de psicose é denominada “transtorno bipolar”.

A doença está associada a alterações funcionais do cérebro, que provoca uma desordem cerebral, levando o portador do transtorno bipolar a momentos de melancolia ou de crise de ansiedade e agitação, ocasionando muitas vezes o impulso para compras compulsivas, por exemplo. Esses momentos são intercalados com as atividades habituais do indivíduo.

O significado de Psicose está nas categorias: Geral, Medicina