Significado de Puberdade

O que é Puberdade:

Puberdade é o processo que leva o corpo humano à maturidade sexual ou fertilidade, que é a capacidade de reprodução. Nas meninas, a puberdade tem início entre os 8 e 13 anos de idade, enquanto que nos meninos inicia-se 1 a 2 anos depois.

Biologicamente, a puberdade começa quando a glândula pituitária envia mensagens para as gônadas aumentarem a produção de hormônios sexuais.

Nos meninos, os testículos aumentam a produção andrógenos, principalmente testosterona, que estimula o crescimento dos genitais e dos pêlos do corpo.

Nas meninas, os ovários aumentam a produção do hormônio feminino estrógeno, que estimula o crescimentos dos genitais e dos seios. No início da puberdade, as meninas apresentam o estirão puberal de crescimento, ao contrário dos meninos que o irão apresentar no final da puberdade.

Puberdade X Adolescência

Puberdade e adolescência não são a mesma coisa. A puberdade é uma parte da adolescência, ou seja, é o período em que ocorrem todas as transformações físicas e fisiológicas descritas anteriormente. Quando elas terminam, a puberdade chega ao fim.

Adolescência é o período de vida compreendido entre os 10 e os 20 anos. Tem início com a puberdade, mas continua até que seja alcançada a maturidade física e mental, o que implica mudanças fisiológicas e psicossociais.

Data de atualização: 11/10/2014.